12.7 C
Francisco Beltrão
sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

CNDL fala em retração de 3% nas vendas a prazo

Vendas devem apresentar resultado negativo pelo segundo ano. Projeção reflete a economia em desaceleração e a baixa confiança com o poder de compra.

 

Em Beltrão, lojas aproveitam a data para fazer promoções de produtos. 

Diante do atual cenário de baixa atividade econômica e restrição ao crédito, o volume de consultas para vendas parceladas na semana anterior ao Dia das Mães deste ano (entre 3 e 9 de maio) deve cair 3,6% em relação aos sete dias que antecederam a mesma data comemorativa no ano passado. A projeção foi traçada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 

Se as expectativas se confirmarem, as vendas a prazo devem apresentar a segunda queda consecutiva em seis anos de série histórica. Em períodos anteriores, as variações foram de -3,55% (2014), +6,44% (2013), +4,40% (2012), +6,53% (2011) e de +9,43% (2010). O número é calculado com base na quantidade de consultas feitas ao banco de dados do SPC Brasil para compras a prazo em todo o território nacional. O Dia das Mães é considerado pelos lojistas a segunda melhor data para o comércio tanto no volume de vendas como no faturamento, ficando atrás apenas do Natal.
Apesar de o Dia das Mães ser comemorado sempre no segundo domingo de maio – momento que coincide com o alívio financeiro sentido por grande parte dos  consumidores com a quitação de impostos de início de ano e com o pagamento das despesas do natal, das férias e da volta às aulas – a atual conjuntura econômica de inflação elevada, juros em alta e dólar valorizado tem pesado no poder de compra dos brasileiros e deve criar dificuldades para a retomada do crescimento do varejo.
A secretária executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas de Francisco Beltrão, Sirley Zapelini, diz que houve uma retração nos negócios. “O consumidor está pensando um pouco mais (antes de comprar)”, diz. 

- Publicidade -

Comportamento do consumidor
Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a projeção da entidade leva em conta o baixo grau de confiança do empresário brasileiro com os rumos da economia já que os consumidores tem se deparado com o enfraquecimento do poder de compra e o encarecimento das parcelas por conta da alta nas taxas de juros. “Os lojistas amargaram o pior resultado dos últimos seis anos nas vendas da Páscoa e não esperam um desempenho diferente agora no Dia das Mães em relação às compras parceladas”, explica.
Mas a secretária da CDL de Beltrão ressalta que “de uma forma ou outra todo mundo acaba consumindo” no Dia das Mães. Em relação às empresas, ela diz que tem empresários que dizem que os negócios está bom e outros que “estão correndo atrás”. Sirley acrescenta: “Cada um se vira como pode.”
O que se percebe no comércio local é que as vitrines estão enfeitadas com produtos para o Dia das Mães e há promoções para atrair os consumidores. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques