16.1 C
Francisco Beltrão
domingo, 15 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO

Colégio Agrícola recebe trator e automóvel

O novo equipamento agrícola tem novas tecnologias. Foto: Divulgação.

JdeB – O Centro Estadual de Educação Profissional do Sudoeste (Colégio Agrícola), de Francisco Beltrão, recebeu sexta-feira, 9, um trator agrícola New Holland e um automóvel Renault. As entregas foram feitas pelos chefes dos núcleo regional Paulo Schwalm (NRE/Seed) e Denise Adamchuck (Seab) à diretora Marcia Klop, na presença dos alunos.

O trator agrícola é o resultado de uma licitação pública realizada pelo Governo do Estado para todos os 27 colégios agrícolas mantidos pela Seed. “Ele veio para as fazendas de escolas dos colégios agrícolas para ajudar nos serviços. Nós já tínhamos um trator do Estado, mas faz bastante tempo que veio, então são tratores mais antigos. Esses tratores que vieram já são mais tecnológicos, que dá para acoplar o GPS. Nós temos o GPS e não tínhamos o trator”, informa Marcia.

A entrega técnica do trator será nesta terça-feira, 13, pelo pessoal da Ford New Holland, com os técnicos da Fazenda-Escola do Colégio Agrícola. O diretor da Fazenda-Escola, o tratorista e dois técnicos em agropecuária, que são as pessoas aptas a manejar o trator vão participar do treinamento. Esses tratores são usados nas aulas de mecanização para ensino e produção agrícola da Fazenda.

- Publicidade -

A diretora esclarece que os alunos não podem dirigir esses equipamentos por serem menor de 18 anos – o Código de Trânsito prevê que só podem dirigir pessoas maiores de 18 anos. “A lei não permite que eles dirijam os tratores”, frisa a diretora.

O Colégio Agrícola também recebeu um carro – Renault Sandero – de remanejamento da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) para a Secretaria de Estado da Educação (Seed). A Seab trocou sua frota e repassou um dos veículos em uso para a instituição de ensino.

Este veículo vai ajudar nos diversos serviços da escola, que fica em área rurbana – Linha Santa Bárbara. “A gente utiliza o carro para fazer as compras da escola e para levar aluno nos postos médicos, enfim, para a parte administrativa da escola”, informa a diretora.
O Colégio Agrícola de Beltrão tem 303 alunos de todo o Sudoeste do Paraná. Entre professores e funcionários trabalham na escola 100 pessoas, entre os efetivos e terceirizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques