A prática da meditação é uma proposta da pastoral escolar, sendo aplicada pelos professores em sala de aula.

JdeB – A meditação cristã é uma linha de ação presente no Plano de Pastoral Educacional da Rede das IENS, a qual o Colégio Nossa Senhora da Glória é parte. Portanto, sua presença é imprescindível no dia a dia da escola. A meditação cristã permite uma aproximação com Cristo por meio do silenciamento e da interioriade, como destaca professor Diego Garcia: “É uma oração de silêncio, quietude e atenção. Muitas vezes referimo-nos a ela como a oração do coração. Na meditação, permitimos que a mente e o corpo se tornem calmos e silenciosos, para que possamos sentir a presença de Cristo em nós. Desse modo, aprendemos a ser menos distraídos e mais presentes para Deus, para nós mesmos e, para aqueles com quem vivemos e trabalhamos. A meditação é simples!”
Segundo o professor Diego, a prática possibilita, mesmo na ocupação da nossa vida moderna, desligar-se um pouco da agitação e correria do dia a dia. “A meditação cristã possibilita essa parada; possibilita essa volta para si mesmo. E quando nós voltamos para nós mesmos, nos encontramos com o Cristo vivo dentro de nós.”
Esta é uma prática no Colégio Nossa Senhora da Glória, que procura, inclusive, usar as mídias sociais, uma vez que a instituição tem um canal no YouTube. “Todos os dias nós fazemos a nossa oração diária, acompanhada da prática da meditação, prática esta que tem muita adesão entre os estudantes, principalmente com os alunos do Ensino Fundamental 1, que levam muito a sério o momento. Claro, a meditação não substitui outras formas de oração. Ao contrário, pode ajudar a aprofundar a experiência de todas as outras práticas de oração.”

De acordo com o professor Diego, a meditação é uma proposta da pastoral, sendo aplicada pelos professores em sala de aula. A aceitação dos estudantes impressiona, principalmente dos pequenos. “A gente acompanha, é maravilhoso. Torna-se um hábito! Quando eles vêm do intervalo – a maioria das professoras utilizam-se da meditação –, e em poucos minutos as crianças já se organizam, se colocam numa postura adequada para a prática, fecham os olhos e vão interiorizando, ficando assim muito mais calmas.”
Diego ressalta que a meditação é fruto de uma sabedoria espiritual universal e uma prática encontrada no centro de todas as grandes tradições religiosas, uma peregrinação da mente para o coração. É um caminho de silêncio, simplicidade e quietude. Afirma que esta prática contribui para a educação do coração, para um olhar contemplativo da vida e do mundo. Pela quietude e escuta silenciosa, procura-se conectar-se com seu eu profundo e com o transcendente.
A professora Alana Cristina Godoi acredita que a meditação seja uma forma muito prática de trazer até os alunos a concentração. “Percebo, nesse ano, o quanto eles estão agitados e em constante necessidade de estar fazendo algo o tempo todo. Amenizar esse estresse e desenvolver o autoconhecimento desde muito pequenos é essencial, nunca trabalhei desta forma, este é meu primeiro ano, já venho praticando desde os primeiros dias de aula e em apenas poucos meses já sinto que eles esperam por esse momento e depois dele se sentem melhor. É gratificante poder observá-los de olhinhos fechados, em silêncio. Entendo que isso não é uma prática que se torne perfeita em poucos dias e nosso colégio desenvolve há um certo tempo, agregando aos pequenos cada dia mais autocontrole, concentração, diminuição de stress e ansiedade.”
Rede Shalom
Shalom é a rede internacional da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora para a Justiça, Paz e Integridade da Criação. O termo hebraico shalom expressa o fruto do trabalho por justiça. O significado bíblico indica uma ação dinâmica para restaurar todas as coisas levando-as à sua integridade original, consigo e com toda a criação. Expressa o desejo do Salmo 85 de que a bondade e a verdade se encontrem e que a justiça e a paz se abracem.
“No Colégio Glória, nosso projeto educativo estabelece interconexões com os valores da Rede Educacional IENS, no intuito de incorporar aos planejamentos pedagógico-pastoral, por áreas do conhecimento ou por seguimento, ações que levem à reconciliação, solidariedade com os oprimidos, promoção da dignidade humana, colaboração com movimentos ecológicos para salvaguardar a terra, etc. Ao se comprometer com os objetivos Shalom buscamos promover a cultura da vida, de trabalhar contra a violência, a manipulação da verdade, os ataques à família, a desumanização da mulher, o abandono de crianças, entre tantas outras causas que devem ser discutidas.”
Rede PEA/Unesco
Pertencente à Rede PEA Unesco, desde 2018, o Colégio Nossa Senhora da Glória promove os valores e os princípios da Constituição da Unesco e da Carta das Nações Unidas, que incluem os direitos fundamentais a dignidade humana, a igualdade de gênero, o progresso social, liberdade, justiça e democracia, respeito pela diversidade e solidariedade internacional.
“Como membro da Rede PEA, nosso colégio está comprometido em apoiar a missão da Unesco e colocar em prática seus objetivos globais no ensino, na aprendizagem e nas ações concretas realizadas. Alicerçados pelos valores de Madre Teresa, pertencemos também a uma comunidade global de escolas que compartilham os mesmos valores. Isso permite que nossos estudantes se conectem e compartilhem conhecimentos e experiências com dezenas de milhares de estudantes em todo o mundo”, diz professor Diego.
Sendo um projeto estruturante de pastoral, busca-se o estudo e a apropriação da Agenda 2030 – ODS e as temáticas da rede PEA 2021, desenvolvendo debates de aprofundamento, além de desenvolver projetos que vão além dos muros escolares, refletindo em toda a sociedade, como o projeto de captação de água dos ares-condicionados, criado pelos estudantes do Colégio Glória e que se tornou lei municipal em Francisco Beltrão.