Os criadores estão procurando repor os plantéis de bezerros para fazer frente à maior demanda de carne bovina.
Sorte de uns, azar de outros. Os problemas decorrentes da peste suína clássica em países da Ásia – principalmente na China – provocaram um aumento nas exportações brasileiras de carnes de aves, suínos e bovinos para aqueles países nos últimos meses de 2019 e um bom começo em 2020. A pecuária de corte foi pega no contrapé, porque muitos produtores tinham vendido matrizes para a produção bezerros. Com a escassez de bovinos e os mercados interno e externo aquecidos, os preços da carne de boi aumentaram para venda ao consumidor e também cresceu a procura por bezerros para engorda.
Diante desse cenário é que acontecerão a feira e os leilões de bovinos da Expobel 2020. Alberi Agnoletto, presidente da Sociedade Rural de Francisco Beltrão, que congrega criadores de bovinos, está otimista com os resultados e negócios do evento justamente pelo comportamento dos mercados interno e externo. “O mercado teve uma oscilação que o ano passado e no ano retrasado os produtores e criadores começaram a vender suas matrizes, porque o preço do bezerro estava bom na época, só que o gado gordo estava sempre em baixa, com um preço que quase não tinha condições de o produtor trabalhar. Então, muitos se desfizeram das matrizes por esse motivo, mas, depois que veio o aumento da exportação, o pessoal começou novamente a repor [os plantéis de bezerros], só que demora de dois a três anos pra voltar ao nível normal.”
[relacionadas]
Segundo Albeir, “o consumo também demanda bastante na oscilação, e como o bezerro estava em baixa e a carne do boi mais baixa ainda, agora deu uma reversão, o preço [da arroba] do boi foi lá em cima e o bezerro, lá embaixo. Mas está estabilizando o mercado, com isso, nós esperamos que o bezerro também tenha um bom preço nessa Expobel. Nós tivemos leilões aqui na nossa região, em Pato Branco e Dois Vizinhos, onde os nossos parceiros que têm bezerros de genética de qualidade estavam vendendo até a R$ 9,50 o quilo. Então, nós esperamos de R$ 9 pra mais”.