
Da assessoria – Os projetos de extensão do curso de Agronomia do Centro Universitário Unisep têm desempenhado um papel importante na promoção de conhecimento e na integração com a comunidade. Sob a liderança da coordenadora Elouize Xavier, essas atividades não apenas enriquecem a formação acadêmica dos estudantes, mas também fortalecem os laços entre a universidade e a sociedade.
“A busca por envolvimento com a comunidade é uma constante no nosso curso”, afirma Elouize. Para ela, é fundamental que os acadêmicos saiam da teoria e entrem em contato com a prática. Esse enfoque permite aos estudantes vivenciar situações reais e interagir diretamente com a comunidade, promovendo a troca de conhecimentos e experiências benéficas para ambos os lados. “É uma via de mão dupla”, frisou a coordenadora.
Projetos em destaque
Diversos projetos de extensão estão em andamento no curso de Agronomia da Unisep, cada um deles trazendo benefícios para a comunidade e para os estudantes. Um exemplo é o projeto de paisagismo desenvolvido pela disciplina de Silvicultura e Paisagismo. Sob a orientação da professora Mayara de Carli, acadêmicos realizaram atividades no Colégio Estadual Reinaldo Sass, de Francisco Beltrão. Na instituição de ensino, puderam aplicar seus conhecimentos teóricos em uma situação prática, transformando o ambiente escolar. “Além de elaborar o projeto, eles realmente colocaram a mão na massa”, destacou Elouize.
Promovida nesta semana, outra iniciativa do curso é a feira orgânica organizada pelo 9º semestre do curso, como parte da disciplina de Agricultura Orgânica. Realizada dentro da Unisep, a feira teve como objetivo disseminar conhecimentos sobre a produção de alimentos saudáveis e demonstrar produtos orgânicos, promovendo junto à comunidade uma alimentação mais sustentável e saudável.
Na lista de atividades de extensão, está também um plano de produção de olerículas com foco na sustentabilidade, desenvolvido pela disciplina de Agricultura – 4. A produção resultante da iniciativa foi doada a instituições, como Apaes e escolas da região, evidenciando o compromisso social dos projetos do curso.

Parcerias que fazem a diferença
A colaboração com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Francisco Beltrão é outro exemplo do impacto positivo das atividades de extensão. Através desta parceria, acadêmicos trabalham junto com os jovens atendidos pelo Creas, capacitando-os na produção de olerícolas e paisagismo. A iniciativa proporciona aprendizado prático aos estudantes e contribui para a inclusão social e o desenvolvimento pessoal dos jovens envolvidos.
Compromisso com a sociedade
“Temos certeza de que esses projetos são de grande valia, que tanto trazem a sociedade pra dentro da Unisep como levam a nossa instituição pra servir a sociedade”, conclui a coordenadora Elouize. Ela acredita que os projetos de extensão do curso de Agronomia da Unisep mostram como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento comunitário e a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.