Teatro Unisep recebeu bom público para a palestra com o diretor da quarta maior rede varejista do Brasil.

Com simplicidade, humor e muita experiência, Mário Gazin, diretor do 4º maior grupo varejista do Brasil, apontou caminhos para os negócios, no Teatro Unisep.
Fotos de Luciano Trevisan/JdeB
“Quando o cliente é que faz o preço, você não vendeu, o produto é que foi comprado”. Essa foi uma das lições deixadas pelo empresário Mário Gazin durante sua palestra no Teatro Unisep, em Francisco Beltrão, na quinta-feira, 24. O evento foi promovido pelo curso de Administração da Unisep em parceria com Acefb e CDL.
Com linguagem simples, humor e muita experiência na vida e nos negócios, o diretor do Grupo Gazin, quarta maior rede varejista do País, prendeu a atenção da plateia composta principalmente por acadêmicos, alunos de Ensino Médio e professores. Empreendedor nato, seu Mário incentivou os jovens a ir além do exigido no trabalho e nos estudos e a abrir seus próprios negócios.
Entre as suas recomendações aos atuais e futuros empresários está a de não fazer retiradas do caixa da empresa para despesas pessoais. “Empresa não é responsável por custear as despesas do empreendedor. Quantas empresas quebram porque gastam mais do que podem pagar. Empresa quebra porque o dono começa a ir pra praia, comprar carro com o dinheiro da empresa. Eu sempre tive salário, nunca fiz uma retirada. Se deu lucro tenho salário maior, se não deu, tenho salário menor.”
Ainda falando sobre finanças, destacou a importância de controlar as finanças, tanto na esfera pessoal como na empresarial. “Empresa que não sabe o quanto vende, não sabe o quanto tem que pagar, não sabe quanto pode gastar. Quem ganha salário tem que fazer sobrar, mesmo que tenha que fazer bico, precisa guardar um pouco todo o mês”.
Ao apresentar dados sobre endividamento da população brasileira, o palestrante orientou em tom bem-humorado: “Precisamos endividar o cliente ou ele gasta tudo em cerveja”. Ele fez uma análise sobre o endividamento atual, diferente do que havia há algumas décadas. “Antigamente, a gente vendia no máximo em 12 vezes. Mas, nos últimos anos as pessoas passaram a financiar casa, carro, isso é dívida longa, demora pra pagar”.
Ao destacar as mudanças tecnológicas e o conflito de gerações, que dificultam as relações no trabalho e na família, seu Mario Gazin avaliou que a maior transformação na história se dará no momento em que as pessoas deixarem a tecnologia de lado e voltarem a conversar, a ter calor humano.
“Foi uma grande satisfação pra gente receber o seu Mário Gazin. A experiência dele nos negócios e na vida, combinada à sua simplicidade e objetividade, nos trouxeram grandes lições.”, avalia o coordenador do curso de Administração, Gilson Mussi dos Reis. Ele também se mostrou satisfeito com a quantidade de público que compareceu ao evento. “As parcerias nos ajudaram a divulgar e tivemos um público à altura da palestra”, finalizou.

Sérgio Fabiane, reitor da Unisep DV; Gilson dos Reis, coordenador de Administração FB; palestrante Mário Gazin; Joseti Meimberg, presidente da Unisep;
Cleverson Cardoso, coordenador de Contabéis DV; Celito Nuemberg, diretor acadêmico FB.
Vestibular neste domingo
Amanhã, às 8h30, acontece o vestibular 2020 da Unisep. O processo seletivo traz duas grandes novidades: os cursos de Odontologia (campus de Francisco Beltrão) e Medicina Veterinária (campus Dois Vizinhos) serão disponibilizados também no período da noite. A alternativa dará oportunidade a pessoas que trabalham durante o dia de buscar uma nova carreira. As duas graduações serão mantidas também no período diurno.