As atividades envolverão alunos e expositores durante a 12ª edição, em abril, no parque de exposições.

Publicitário Adriano Amaro, empresária Marli Kamei de Conto, coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Denise Szymczak, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR em Beltrão, consultora Ana Paula Mann, empresária Meiri Coletti, professora Cleila Navarini, empresária Naiara Corá, professora Elaine Lui, arquiteta Roberta Cirino e Joares Ribeiro, diretor-executivo da Acefb.
Foto: Darce Almeida/ACEFB
As integrantes do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) e as professoras do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR definiram terça-feira, 5, algumas estratégias e ações a serem promovidas nos cinco dias da Expofeira Mulher.
O evento de cultura e negócios acontece de 3 a 7 de abril, no centro de eventos do Parque de Exposições. O slogan da 12ª edição é a “Sustentabilidade, instinto fértil da transformação”. A entrada será gratuita. Denise Szymczak, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, explica que um dos objetivos da Universidade na Expofeira será ajudar a divulgar, na prática, o conceito de sustentabilidade. “Vejo que é um assunto muito amplo e nós vamos tentar abordar com exemplos práticos como a gente pode melhorar o meio ambiente com pequenas atitudes”, comenta.
Denise disse ainda que será feita pelos acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental, a coleta e separação dos resíduos gerados durante a feira. Na sequência será demonstrado aos visitantes o impacto que a geração de embalagens recicláveis pode fazer ao meio ambiente. “Cada pessoa gera, em média, de um a dois quilos de lixo por dia. Acaba que a gente ‘esconde’ esses resíduos e não vê o tanto de mal que estamos fazendo. A ideia é impactar as pessoas, mostrando que nós geramos muitos resíduos”, observa a professora.
Além disso, será feita a quantificação de gás carbônico emitido durante a feira, usando dados de edições passadas da Expofeira. “Iremos quantificar o que foi gerado na Expofeira com metodologias científicas a partir de matemática aplicada. São vários dados que vão alimentando um modelo matemático e vamos calcular no final do evento quanto foi emitido de gás carbônico e o quanto de árvores teremos que plantar para captar esse CO2”, acrescenta Denise.
Oportunidade para o curso
Denise observa que o curso de Engenharia Ambiental e a UTFPR, sentem-se privilegiados por participar da Expofeira, que estima reunir 60 mil visitantes. “Estamos felizes e gratos em receber o convite e poder mostrar para a sociedade o que fazemos dentro da universidade, pois faz dez anos que o curso existe em Beltrão”.
[banner=100029]
Divisão de tarefas
Roberta Cirino, integrante do Núcleo da Mulher Empresária, resume o que foi tratado na reunião. “Conversamos sobre as expectativas da feira, o que vai envolver cada setor e as ações de sustentabilidade. Vamos trabalhar também, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a questão do recolhimento do lixo eletrônico”, relata.
Uma reunião com os expositores da Expofeira será agendada para sugerir a eles o que cada um pode fazer dentro de seu estande usando a temática da sustentabilidade. “A gente sabe que muitas empresas estão substituindo copos descartáveis por copos de vidro. Até uma simples frase sobre o tema, fixada no estande, já está valendo”, sugere Roberta.
As atrações
Estão sendo preparados ambientes planejados, amostra de projetos de inovação tecnológica, design e decoração, comercialização de roupas, acessórios e calçados, palestras para o público feminino, atrações culturais, parque de diversões, espetáculos de dança, desfiles de moda, talk show, competição de Jeep Raid (Prova do Batom); ArqDecor, organizada pelo Núcleo de Arquitetos e Urbanistas (Nudearq) e praça de alimentação.
A realização da Expofeira Mulher é do Núcleo da Mulher Empresária, promoção da Acefb e apoio institucional da Prefeitura.
*Colaborou Tania Azevedo, Jornalista e especialista em Marketing.