16.2 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Concurso de redação e logomarca premia estudantes

Os trabalhos vencedores vão integrar o Programa Cidade Amiga do Idoso.

A secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto, com a primeira colocada do concurso de redação Jennifer Morais Castanha, do Colégio Estadual Industrial.

Foto: Assessoria de Imprensa

O plenário da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão ficou lotado terça-feira, 29, para receber os estudantes premiados no concurso de logotipo e redação do Programa Cidade Amiga do Idoso. Atualmente, no Brasil, são quatro cidades certificadas, sendo no Paraná, Pato Branco; e no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Veranópolis e Esteio. Entretanto, Francisco Beltrão entrou no processo para receber a certificação e já obteve o selo de adesão.

- Publicidade -

Por isso, foi criado no município o Comitê Gestor do Programa Cidade Amiga do Idoso, que é composto pelos clubes de serviço do Rotary e Lions, com envolvimento do poder público, universidades, Conselho Municipal dos Idosos e sociedade civil organizada, com a perspectiva de promover o envelhecimento ativo dos idosos, proporcionando qualidade de vida na terceira idade e oferecendo ao município a condição de pleitear os recursos oriundos do Fundo Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Urbano.

Adesão e lei
A ideia da certificação surgiu através da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) e ganhou o apoio do vereador José Carlos Kniphoff (PDT), que em 2017 fez um requerimento à Prefeitura de Beltrão solicitando a adesão ao programa. No ano passado, ele apresentou um projeto de lei, que foi aprovado por unanimidade, criando a Semana Municipal dos Idosos. A vereadora Elenir Maciel (PP) também defende a causa, inclusive com a proposta de criação de um espaço municipal para atendimento aos idosos durante o dia.

Com a presença de professores, diretores, pais e alunos vencedores do concurso e da Universidade da Terceira Idade (Unati/Unioeste), foram revelados os primeiros colocados da redação e da logomarca do programa beltronense, que serão divulgados na mídia impressa local.

A logo foi criada pelo aluno Vitor Gabriel Inhaia, da Escola Municipal 15 de Outubro. Em relação às redações, o 3º lugar foi para Luana Seratto de Lima, do 2º ano do Colégio Estadual Industrial; 2º lugar, Beatriz Maria Krause de Ramos, do 3º ano do Colégio Sesi; e em 1º lugar, Jennifer Morais Castanha, do 1º ano do Colégio Estadual Industrial. Todos os premiados receberam certificados de menção honrosa pela classificação final e os três primeiros terão os textos publicados nos jornais Opinião e Novo Tempo.

O Colégio Industrial levou três premiações, já que conquistou também o 6º lugar. Marines Dalbosco, diretora auxiliar, comenta que concursos como este são muito importantes, pois trabalham temas atuais, como a questão do idoso. Segundo Marines, há um processo de humanização na escola e o bom desempenho é resultado do trabalho coletivo, além da prática da leitura, bastante incentivada na instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques