A intenção foi conscientizar estudantes do ensino fundamental sobre a separação correta do lixo.
A Associação dos Catadores de Produtos Recicláveis de Francisco Beltrão (Ascapabel) organizou uma série de palestras que abordaram o tema de separação do lixo orgânico e reciclável. As palestras integraram o projeto “Separe seu lixo, seja consciente”. O projeto teve como parceiros a cooperativa de crédito Sicoob e as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente.
Foram aplicadas palestras nas 14 escolas da rede municipal de ensino, da cidade e interior. Posteriormente, os alunos do 2º ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental elaboraram redações que concorreram em um concurso de dissertação.
A vencedora do concurso foi Gabriela Vizentin, aluna da Escola Municipal 15 de Outubro, do Bairro Jardim Floresta. O trabalho contemplado teve a supervisão da professora Adelci Rechembak e da diretora Roseli Terezinha Carvalho. Aluna, professora e escola foram premiadas pelo Sicoob, parceiro no projeto, para tornar a cidade mais limpa, em apoio aos catadores de papel.
Redação elaborada pela estudante:
Vamos reciclar
A reciclagem é muito importante para a vida em nosso planeta. Um dia Pedrinho teve uma aula sobre reciclagem, onde ficou sabendo de vários assuntos que lhe interessou muito. Logo após a aula, ele foi para casa e pesquisou sobre a reciclagem, descobriu que materiais simples como vidros e latas demoram até milhões de anos para se decompor.
Em outra aula, estudando sobre o meio ambiente, a professora de Pedrinho levou a turma para conhecer a Associação de Catadores de Papel, onde todos puderam ver a quantidade de materiais que são reciclados todos os dias.
Pedrinho também ficou sabendo que aquela associação coleta em média 15 toneladas de lixo por dia e pensou: “Imagina se não tivesse aquela associação e pessoas que trabalham coletando todo esse material, a gente iria viver no meio de um lixão”.