Beltrão
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Francisco Beltrão – SITROFAB, vem através desta COMUNICAR e PEDIR O APOIO da população de Francisco Beltrão ante à iminente possibilidade de paralisação dos trabalhadores no transporte coletivo urbano – empregados da empresa GUANCINO TRANSPORTES, relatando o seguinte quadro:
– REAJUSTE ZERO: No mês de maio de 2020 os salários de todos os trabalhadores da empresa GUANCINO deveriam ter sido reajustados, contudo, a empresa alegou dificuldades financeiras e os trabalhadores, aceitaram a proposta de REAJUSTE ZERO, mantendo o mesmo salário por mais doze meses – até abril de 2021.
– REDUÇÃO SALARIAL: após aceitação de REAJUSTE ZERO, a empresa passou a exigir que os trabalhadores concordassem em REDUZIR O SALÁRIO em 25%. Essa proposta não aceita pelos trabalhadores. Pesando os aumentos expressivos nos alimentos.
– RISCO À POPULAÇÃO COM A EXTINÇÃO DOS COBRADORES: A empresa gestionou para extinguir a função do cobrador, proposta não aceita, por entenderem que é impossível EXIGIR que o Motorista dirija SEM ATRASOS e cuide dos embarques de desembarques dos passageiros (idosos, gestantes, crianças, pessoas com necessidades especiais…), Além de cobrar passagens ao mesmo tempo. Isso representa risco á segurança publica no trânsito do município de Francisco Beltrão.
– PODER PUBLICO: Pedimos ao poder público que ESTABELEÇA COM URGENCIA, UMA POLITICA que contribua para a solução dos problemas que se alastram desde 2016. Nós trabalhadores queremos continuar trabalhando, mesmo sem reajuste nos salários, mas esperamos empenho conjunto do poder publico e da Empresa.
– MANUTENÇÃO DE DIREITOS: Queremos a renovação do Acordo Coletivo EXISTENTE HÁ MAIS DE 25 ANOS, com o reajuste zero, sem redução de salários, manutenção de direitos e da tripulação mínima, motorista e cobrador.
ANTE AOS FATOS, ESTAMOS EM VIAS DE ENTRAR EM GREVE, POR UM TRANSPORTE COLETIVO SEGURO E DE QUALIDADE – SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES DE FCO. BELTRÃO.