15.9 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 17 de junho de 2025

Edição 8.227

17/06/2025

Construir e equipar é fácil, a questão é quem vai manter o hospital regional, diz Lilimar

Construir e equipar é fácil, a questão é quem vai manter o hospital regional, diz Lilimar


Com a autoridade de ex-diretora do Hospital Regional de Cascavel e de atual secretária municipal da Saúde de Cascavel, a médica Lilimar Mori palestrou sábado na Unimed de Francisco Beltrão para um público interessado no hospital regional para o município.
Na verdade foi uma série de questionamentos, que poderiam ser resumidos na seguinte frase: construir e equipar um hospital regional é fácil, até pelas linhas de crédito do banco mundial, o difícil é como manter uma estrutura assim.
Toda fala de Lilimar foi propositadamente pontuada por interrogações ? e na ênfase, repetidas vezes sublinhada, de que a sociedade local deverá debater e escolher o caminho a seguir.
Exemplos: qual a missão do hospital regional? Quem ele vai atender? Vai haver alguma espécie de triagem, ou será uma ininterrupta porta-aberta de atendimento? Será só pelo SUS? Será misto? E os funcionários serão CLT, estatutários ou cooperativados? Que serviços o HR vai oferecer? O corpo médico será especializado? E os setores de apoio como recepção, limpeza, lavanderia, segurança? Será de baixa, média ou alta complexidade? O pronto-socorro terá leito?
Eu acho que dá para fazer, mas tem de ser bem pensado, bem planejado, com firmeza, porque prometer, construir e equipar é fácil, mas e a manutenção? e o pagamento dos fornecedores??, provocou Lilimar.
Ela disse que sua intenção não era ??intimidar??, mas que por experiência própria aconselhava que houvesse um bom planejamento. ??Eu acho que dá para fazer, mas tem de ser bem pensado??, reiterou
O hospital regional de Beltrão é um projeto de lei de autoria de Luciana Rafagnin (PT) em 2001. Sancionado pelo governador Jaime Lerner (PFL), a idéia começou a ganhar corpo na socidade.
Já foram feitos seminários para debater os caminhos do HR e a palestra de sábado foi mais um evento neste sentido, desta vez promovido pela Associação Médica do Sudoeste Novo. ??Foi um debate muito proveitoso??, disse Mary Ângela Sabadin, presidente da entidade.
O prefeito Vilmar Cordasso (PP) também elogiou a iniciativa, solicitando que todo questionamento levantado pela palestrante servisse como parâmetro para as discussões sobre o HR.
Lilimar sugeriu que mais experiências de HR fossem ouvidas, lembrando da de São José do Rio Preto (SP).
O mádico Edson Maines, presidente do Conselho Municipal de Saúde, também considerou proveitosa a palestra e reforçou sua convicção de que o hospital regional é importante para consolidar Francisco Beltrão como pólo regional.
Junto com Lilimar, haveria a palestra de Paulo Gilberto Wincler, do Hospital Regional de Chapecó (SC), mas ele não compareceu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques