
Da assessoria e JdeB – De acordo com a pesquisa divulgada recentemente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR, os paranaenses pretendem gastar mais com o presente este ano. Em 2023, o tíquete médio da compra será de cerca de R$ 143. Valor 6,7% maior que a média do ano passado, que foi de R$ 134. O que não muda muito são as preferências. Roupas, bolsas ou calçados estão entre os preferidos dos consumidores, representando cerca de 30% da intenção de compra. Já na hora do pagamento, o parcelado facilitado pelo cartão de crédito tem sido uma boa saída para quem não abre mão dos presentes nesta época do ano, mas não quer ficar no vermelho. E o uso do crédito consignado também tem incentivado as compras neste Dia das Mães.
Clima de otimismo
A secretária executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas de Francisco Beltrão (CDL), Sirley Zapelini, diz que o clima de otimismo no comércio. Ela lembra que esta é a segunda data mais importante do ano em vendas para o comércio. O que deve ajudar nos negócios é que o município de Francisco Beltrão vive um período de pleno emprego. As empresas dos setores do comércio, indústria e prestação de serviços estão abrindo novas vagas para atender às suas demandas. Sirley conta que as empresas têm vagas para vendedor e costureira e não conseguem preenchê-las.

Horário especial
Neste e no próximo sábado, dias 6 e 13 de maio, as lojas estarão abertas das 8h30 às 16 horas para facilitar as compras ou escolha dos presentes do Dia das Mães. Durante a semana, as empresas também devem estender um pouco o horário de atendimento, no final da tarde. Ao meio-dia várias lojas continuam abertas para receber os consumidores,
Boa expectativa em Marmeleiro
No município de Marmeleiro os comerciantes também estão otimistas com as vendas
para o Dia das Mães. A Associação Empresarial (Acimar) lançou a promoção “Que sorte ser mãe”, com a adesão de 50 empresas. Os participantes doaram brindes para a Acimar e o sorteio aos consumidores será dia 13, sábado, de manhã. Neste e no próximo sábado algumas lojas da cidade devem abrir suas lojas para facilitar os negócios dos familiares que pretendem homenagear mães, avós ou sogras com presentes.