Beltrão
Faturas de água e esgoto que possam estar com valores muito acima do normal poderão ser revisadas pela Sanepar. Os clientes da companhia de abastecimento podem pedir a verificação do valor cobrado e, caso haja erro de medição, a Sanepar fará a retificação. A informação foi divulgada em nota depois que consumidores de todo o Estado passaram a questionar o valor da última fatura. Em Francisco Beltrão também houve casos assim, relatados pela Rádio Onda Sul. A Sanepar pede que os clientes inicialmente verifiquem se o aumento não está ligado ao crescimento do consumo durante o período de pandemia, quando as pessoas estão mais tempo em casa e a demanda por água sobe. “O isolamento social provocou um aumento no consumo residencial de água, porque as pessoas passaram a lavar roupas e calçados com mais frequência, a higienizar compras e a adotar novos hábitos de limpeza. Além disso, em março e abril as temperaturas também ficaram acima da média, o que contribui para aumentar o consumo de água”, diz a nota. Desde que iniciaram as medidas de isolamento, a companhia não aplicou nenhum reajuste tarifário, está postergando o pagamento das contas da Tarifa Social e também não está realizando o corte no fornecimento de famílias mais vulneráveis. Uma das justificativas para o aumento repentino pode estar na forma com que algumas leituras foram realizadas. Na última semana de março, devido à pandemia, funcionários não foram a campo e a cobrança na fatura foi feita com base na média dos últimos cinco meses. Os clientes da região de Beltrão que se sentirem prejudicados podem pedir a revisão da conta de água, preferencialmente pelo email franciscobeltrao@sanepar.com.br.
