Tem mais gente vendo filmes e séries, realizando reuniões por teleconferência, assistindo aulas a distância…
As mudanças de rotina impostas pela quarentena estão alterando as formas de trabalho, de relacionamento, de estudo e também a maneira como se consome entretenimento. Medidas como a proibição de shows, restrições de circulação e o isolamento fizeram disparar o consumo de banda larga em Francisco Beltrão.
Segundo apuração do JdeB junto a dois provedores de internet da cidade, o aumento foi de cerca de 30% desde o início da quarentena. “Nos primeiros dias da pandemia, o consumo de banda larga aumentou consideravelmente, cerca de 40%, mas depois foi estabilizando. Hoje, ainda continua bem acima da média de outros meses”, cita o diretor-técnico da BeltrãoNet, Marcos Algeri. Ele comenta que empresas de streaming reduziram a qualidade de seus vídeos para poder compensar o aumento na demanda sem colapsar a distribuição.
[relacionadas]
Com o confinamento, tem mais gente assistindo a séries e filmes; as crianças sem aula assistem mais desenhos e as que têm aula recebem conteúdo por vídeo. Além disso, quem optou pelo home-office precisa estar o dia todo conectado e muitas reuniões passaram a ser realizadas por videoconferência. Há mais pessoas usando aplicativos de bancos e cooperativas de crédito para comprar produtos e fazer pedidos de comida. E tem ainda as lives de artistas, uma tendência neste momento de isolamento.
No caso da BeltrãoNet, esse aumento do consumo não trouxe problemas aos usuários. Segundo Marcos, o provedor possuía uma reserva de expansão de rede que supriu a sobrecarga, mas chegou a ser 80% utilizada em alguns dias. Nas últimas semanas, a empresa investiu na ampliação da capacidade: “Fizemos uma nova expansão para poder ter uma reserva e não deixar saturar o fornecimento, já que o consumo continua elevado e não deve normalizar tão logo”.
Clientes não foram afetados
A Ampernet também sentiu que os clientes estão utilizando mais banda larga e notou aumento de cerca de 30%, em média, desde o início da quarentena. O fornecimento do serviço aos clientes, no entanto, não foi afetado. “O tráfego de informações não pesa na qualidade da banda larga, até porque hoje existem várias formas de tornar o acesso mais eficiente e rápido, mas isso impacta no local das plataformas, como Youtbe e Netflix, e aí às vezes se tem uma sensação de lentidão porque essas plataformas estão sobrecarregadas”, explica o gerente comercial Allan Arisi.
A empresa passou a realizar promoção para aumentar a velocidade de empresas que estejam usando mais banda larga neste período, mas mantendo o preço atual.

Lives de artistas são uma tendência durante o isolamento: plataformas reduziram a qualidade dos vídeos para suportar o aumento da demanda.
Foto: Leandro Czerniaski/JdeB