Contadores detectam manutenção da renda
O período de entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) terminou ontem em todo o Brasil. Aproximadamente 15 milhões de declarações deveriam ser encaminhadas à Receita Federal. A maioria das pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda encaminhou via internet. Apesar do grande número de pessoas que acessou o site da Receita Federal na internet, não houve congestionamentos como nos anos anteriores. Em Francisco Beltrão, os contabilistas detectaram que muitas pessoas mantiveram o mesmo patrimônio. A alta nos preços teve influência negativa sobre a renda dos beltronenses.
O contabilista Valdir Abati, do Escritório de Contabilidade Consisa, diz que houve aumento em patrimônio e renda, “mas não foi muito acentuado. Envolveu mais os ruralistas e agricultores”. Os profissionais liberais, de acordo com o contabilista, tiveram aumentos em menor escala. Já o contabilista Antônio Pedron, do Escritório Muralha, observa que “não houve muito crescimento de aplicações financeiras e em imóveis”. Detectou que houve poucas trocas de veículos. Para o contabilista, houve mais negócios entre os clientes prestadores de serviços, “mas de pouca intensidade”.
Os dois contabilistas dizem que os comerciantes praticamente mantiveram seus bens, realizando poucos investimentos. Romeu Werlang, contabilista e proprietário do Escritório Romeu Werlang, detectou um índice maior de pessoas que mantiveram seus patrimônios e de outras que tiveram redução na renda. “A redução da renda foi uma coisa enormemente registrada, principalmente dos servidores públicos”, observa Romeu.
Ao fazer um comparativo de seus clientes, Romeu avalia que apenas 20%¨tiveram crescimento patrimonial, “mas moderado”.
Muito serviço
Mais uma vez muitos contribuintes acabaram deixando para fazer suas declarações nos últimos dias ou na véspera do encerramento de entrega. A equipe de funcionários do Escritório Muralha começou o trabalho de elaboração das declarações dia 20 de março. Eles estabeleceram como meta de conclusão de entrega das declarações os dias 25 ou 26 de abril. Como muitas pessoas que deixaram para a última hora, a equipe trabalhou direto nas duas últimas noites (28 e 29 de abril) e no dia 30 eles trabalharam até as 12 horas para enviar todas as declarações pela internet.
Valdir Abati disse que seus clientes procuraram encaminhar os documentos com antecedência para a confecção das declarações e no último dia o movimento foi tranquilo. “O maior volume de serviço foi pela manhã”, diz Valdir. Na última hora, entretanto, houve cliente que teve de ir atrás de documentos e recibos para que o contador pudesse elaborar a declaração. “Quem não conseguiu mais comprovantes ficou como estava (mesmo valor) para pagar”, observa.
Os profissionais de contabilidade não enfrentaram tantos problemas ontem, no último dia de entrega das declarações, para o envio pela internet. “O sistema funcionou normalmente no último dia para a transmissão de dados pela internet”, informa Romeu. A informação foi confirmada por outros contabilistas consultados pelo Jornal de Beltrão.