
competição no comércio deve melhorar.
Faltando 16 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, o clima da competição está devagar no comércio beltronense. São poucas as lojas que decoraram a fachada para receber o maior campeonato de futebol do mundo. Mesmo assim, todos os comerciantes estão otimistas e imaginam que próximo ao evento a situação vai mudar.
Nas lojas especializadas em esporte, a venda da camisa oficial é comemorada pelos empresários.
Mesmo com o preço a R$ 229, o empresário Luciano Demaman afirmou que a loja vendeu todas as camisas adquiridas. Foi feito um novo pedido e, se alguém quiser torcer pelo Brasil usando uma camisa oficial, deve agilizar a compra, porque a partir de agora as lojas não podem mais fazer pedidos. Porém, existem outros produtos alusivos à competição na loja. Luciano acredita que a falta de “espírito de copa” se deve ao fato das manifestações por todo o Brasil.
Já no setor de calçados, a situação está um pouco diferente. A empresária Sabina Urbanovski diz que reforçou o estoque, principalmente com produtos temáticos à copa, imaginando que fosse vender muito, mas o que se percebe na prática é um mercado totalmente normal para aquilo que se imaginava. Na loja de calçados há chinelos e tênis com as bandeirinhas de todas as seleções.
Outro setor que enfeitou a fachada da loja, mas que lamenta a realização do evento, é o da construção civil. A gerente de vendas Lucimara Weiss diz que a atividade fica estagnada no período de jogos, pois muitos pedreiros e construtoras param durante a competição, principalmente nas partidas do Brasil. Mesmo assim, a loja investiu na decoração temática para chamar a atenção dos clientes.
Porém, há um ramo de atividade que comemora e muito a chegada da Copa do Mundo.
É o caso das empresas de eletroeletrônicos. Segundo o vendedor Valdir Seboldt, a loja já vendeu 30% a mais do que no período normal e a tendência é o índice aumentar. “As pessoas vêm na loja para comprar televisores e home theaters. O curioso é que elas não querem TVs pequenas, a procura é grande por TVs de 42 polegadas acima”, finaliza Valdir.