Mais uma vez, coralistas e músicos sobem ao palco do Espaço da Arte para um belo espetáculo.

O Coral e a Orquestra da UTFPR de Francisco Beltrão irão se apresentar em um concerto no Espaço da Arte, no domingo, 21. O evento terá início às 20h e para prestigiar basta levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição para beneficiar pessoas carentes. O evento já está consagrado no município pela pontualidade e por apresentar música de qualidade. Este será o 4º Concerto regido pelo maestro e professor da universidade Mauro César Cislaghi e terá participação especial de solistas e bailarinos do Ballet Mirna Pécoits.
A apresentação será dividida em quatro momentos. O primeiro será apresentação só dos coralistas, seguido por peças executadas apenas pela orquestra. No terceiro momento a orquestra sobe ao palco com o balé e, para finalizar, orquestra e o coral apresentam-se juntos.
Segundo o regente, o repertório foi pensado para agradar diversos gostos musicais, do clássico ao rock. “Um dos clássicos é o Coro dos Escravos Hebreus. A peça é um dos movimentos da ópera Nabucco, do compositor italiano Giuseppe Verdi, escrita no ano de 1842. E quem curte rock, curte The Beatles”, comenta o maestro.
Os integrantes dos grupos são alunos, servidores da UTFPR e membros da comunidade beltronense. Os grupos musicais surgiram em 2013 a partir do projeto “Música na UTF”. As atividades são gratuitas e para participar basta ter aptidão e ir aos encontros semanais.
Participações especiais
A apresentação contará com a participação das bailarinas Carolina Ribeiro, Mariline Franzoni Modanese e Roberta Pécoits, do Ballet Mirna Pécoits. Além disso, o pianista Thiago Fabrin e o violonista Fábio Girardello, que são músicos da orquestra, executarão peças como solistas. O evento também terá solo da cantora Helen Faroline Zonta Abilhôa.
Projeto de música na UTF
A universidade tem atividades de extensão de música. As atividades são gratuitas, oferecidas tanto para alunos e servidores, quanto para a comunidade em geral, e há possibilidades para todos os gostos.
O Coral da UTFPR de Francisco Beltrão apresenta como objetivo desenvolver a prática musical de qualidade e a interação social por meio do canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da universidade.
– Oficina de Iniciação Musical
A oficina de iniciação é para quem quer aprender a tocar um instrumento. As aulas são coletivas e os instrumentos oferecidos são teclado e xilofone.
A orquestra trabalha na fronteira entre a música erudita e popular, com proposta de repertório que busca executar músicas eruditas mais acessíveis ao público, assim como dar um tratamento sinfônico à música popular. Pré-requisitos para integrar a orquestra: tocar um instrumento musical e ler partitura. Para ingressar na Orquestra é necessário fazer um teste.