Participação dos pais é fundamental para que o grupo de escoteiros possa viabilizar suas promoções.

Para arrecadar recursos e investir em reformas na sua sede, o Grupo de Escoteiros 14 de Dezembro promoveu costelão, no domingo, 24 de maio. A atividade estava programada para ser realizada na sede do grupo, no bairro Industrial, mas, devido à chuva, foi transferida para o pavilhão da comunidade. Apesar do contratempo, o almoço contou com expressiva participação. “Choveu durante toda a manhã, mas mesmo assim o pessoal não deixou de comparecer ao almoço”, diz o chefe escoteiro Deleandro Faenello. O costelão é uma promoção tradicional do grupo que foi resgatada neste ano – a última havia sido realizada em 2013.
Participação dos pais é fundamental
Deleandro lembra que o trabalho começa ainda no planejamento do evento, passa pela comercialização dos ingressos e pela preparação dos alimentos que foram servidos, e só se encerra após a organização e limpeza do local onde é realizado o almoço. “Dá muito trabalho é só é possível quando os pais se envolvem e realmente vestem a camisa.”
Ele agradece à comunidade do Industrial por ceder o pavilhão para a promoção e também às demais pessoas, profissionais e empresas que colaboraram para viabilizar o almoço (Afubra, Alumilar, Alumínios Cinco Estrelas, Amir Romano, Babisnki Com. De Frutas, Duranox, Faenello Artefatos de Cimento, Grizon Supermercado, Industrial Supermercado, Ítalo Supermercado, J. Fernandes Cirati, Jornal de Beltrão, Mano Manfroi Supermercado, Painecolor, Rádio Continental, Rádio Educadora, Rádio Onda Sul, Rádio Princesa, Rádio Super Jovem, Romualdo Deon, Sicoob, Sicredi, Terraplenagem Valério e Vipi Supermercado).
O que é escotismo?
Segundo o site Escoteiros do Brasil, o escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Um dos primeiros benefícios para as crianças é a prática de atividades ao ar livre, o que é cada vez mais raro na atualidade. “É uma alternativa para tirar as crianças da frente do computador e incentivá-las a ter contato com a natureza; outro ponto é que os escoteiros aprendem a trabalhar em grupo, com responsabilidade e respeito por sí mesmos e pelos seus companheiros”, comenta o chefe escoteiro.
Fundado em 18 de agosto de 1981, O Grupo de Escoteiros 14 de Dezembro tem vagas para a garotada interessada em participar. As atividades acontecem aos sábados, das 14h às 16h, na sede do grupo, localizada na Rua Sergipe, próximo à Atro Veículos. Mais informações com Daniele Faenello, (46) 9914-1133.