Atendimento no Centro de Saúde Pediátrico da Cidade Norte aumentou neste ano.

No Brasil, 8.774 crianças de 0 a 5 anos já foram hospitalizadas em estado greve por causa da Covid-19. Deste total, 1.208 foram internadas entre janeiro e fevereiro de 2021, o que representa 13% dos internamentos em dois meses.
[relacionadas]
Os dados, divulgados nos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde, refletem uma nova realidade: as crianças começaram a ser mais afetadas pelo coronavírus nos últimos meses, o que pode estar relacionado a novas cepas do vírus.
Em Francisco Beltrão, neste ano, já foram realizados 500 testes de Covid em crianças no Centro de Saúde da Cidade Norte, referência para atendimento pediátrico no município, e 103 tiveram resultado positivo. Até dia 9, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde apontava que 286 crianças já haviam sido contaminadas pelo coronavírus — ou seja, 36% delas tiveram a doença neste ano.
O coordenador da unidade, Júnior Nesi, comenta que, no início da pandemia, o atendimento infantil teve redução, “em virtude do cancelamento dos atendimentos agendados e suspensão das aulas. Em um segundo momento, houve acréscimo no atendimento, observou-se aumento de casos e gravidade, havendo várias internações por conta da Covid no público infantil”.
Júnior Nesi destaca que a estrutura do centro de saúde foi readequada para prestar os atendimentos. “Houve mudança significativa na estrutura, uma readequação incluindo organização de um setor Covid exclusivo para atendimento e contratação de novos profissionais para atuação.”
Ontem, após novas medidas anunciadas pelo prefeito Cleber Fontana no sistema de saúde, ficou estabelecido que o local passará a atender casos de urgência e emergência que não envolvam sintomas respiratórios — os que envolverem serão centralizados na Upa — e ficará aberto 24 horas. A mudança passa a valer a partir de sábado, dia 13.