16.5 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

ATENDIMENTO A POPULAÇÃO

Cursos de Medicina e Nutrição ganham ambulatório

Serão prestados serviços gratuitos por meio de convênio com a Prefeitura de Beltrão e Secretaria de Saúde.


O Centro de Ciências da Saúde, onde fica o ambulatório de Medicina e Nutrição. Foto: Flávio Pedron/JdeB.

Os cursos de Medicina e Nutrição da Unioeste, campus Francisco Beltrão, passam a contar com um espaço próprio para atendimento aos pacientes do município. Desde  o dia 19 de maio, segunda-feira, a maioria das aulas práticas dos dois cursos passam a ser numa clínica construída no Centro de Ciências da Saúde – campus Bairro Água Branca. Para as consultas está sendo firmado uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Em entrevista ao JdeB, o diretor do campus, professor Adilson da Rocha, falou sobre este início das atividades. “O serviço de atendimento do Ambulatório Médico e também da Clínica de Nutrição, nós iniciamos os atendimentos dia 19, por meio de um convênio com o município, esse convênio ainda está em tratativas, na parte de análise para a assinatura de prestação de serviço para o município. Os pacientes, então, são encaminhados para o ambulatório, nós estipulamos um quantitativo de atendimentos que cada área vai desenvolver durante a semana.”

As primeiras especialidades médicas são de endocrinologia, neuropediatria, ortopedia, cardiologia e ginecologia/obstetricia. O paciente é encaminhado pelo sistema de saúde do município, que é recepcionado nas unidades de saúde e encaminhado para o atendimento da especialidade no ambulatório do curso de Medicina, que conta com médico-professor, juntamente com o grupo de alunos dos terceiros e quartos anos, que farão os atendimentos sob supervisão desse médico.

- Publicidade -

O paciente, após fazer os exames e a consulta, retorna para o sistema municipal — a unidade básica de saúde que foi encaminhado —, faz os seus exames, que são solicitados, e, com os exames prontos, vai fazer o contato com o ambulatório de Medicina da Unioeste e reagendar a consulta com a equipe novamente. “É a aula prática dos alunos, que até então isso vinha sendo desenvolvido em outras unidades, clínicas e instituições que nós tínhamos convênios”, ressalta o diretor do campus. 

A implantação das duas clínicas vai proporcionar vários benefícios para o município. “Os ganhos são recíprocos. Nós aumentamos a oferta de serviço para toda a rede pública. É mais um local onde se oferece os serviços, ou seja, a tendência é acelerar mais a fila de espera dos pacientes, que quando houver fila de espera, para a instituição e para o aluno é ter o paciente ali para que, junto com o atendimento da especialidade, ele possa desenvolver a sua atividade de ensino do próprio aluno, e a instituição também, para conseguir disponibilizar esse campo de atuação, ou seja, oferecer o serviço, receber o paciente e melhorar a capacidade e o desenvolvimento dos seus acadêmicos e também dos seus professores”, destaca Adilson.

As estudantes de Medicina Laura Garcia Moro e Mikaella Oliveira Ramos, dr. Gustavo Grohs, e Laysa G. Spohr e Luísa G. Pagliosa num consultório do ambulatório da Unioeste. Foto: Flávio Pedron/JdeB.

A instalação do ambulatório de Medicina e clínica de Nutrição era um sonho acalentado há anos pela universidade. “Esse ambulatório estava previsto na estrutura da implantação do curso de Medicina, e já se vão praticamente 12 anos, e agora nós conseguimos executar a obra, era a última etapa da implantação do Centro de Ciências da Saúde. A obra ficou pronta ainda no ano passado, com o convênio com a Secretaria de Estado da Saúde nós conseguimos os recursos para a aquisição dos equipamentos e dos mobiliários, e agora, nesse ano letivo, iniciado dia 14 de abril, está tudo programado para iniciar esse atendimento, de aulas práticas com os alunos do terceiro e quarto anos nas instalações próprias da Unioeste”, comenta o diretor.

Ainda não há previsão de quando serão implantadas outras especialidades médicas no ambulatório. Mas Adilson diz que “com o desenvolvimento agora, nos próximos semestres, provavelmente outras áreas serão oferecidas. Além da área médica, também tem a área de nutrição, a clínica de nutrição, onde nós estamos nas tratativas, que faz parte do mesmo convênio que nós estamos discutindo, de oferecer os serviços ambulatoriais, serviços que o município oferece com o ambulatório da obesidade, que hoje funciona em outro local, e a intenção é, com as tratativas, que a Unioeste ofereça nesse local e esse serviço na clínica de nutrição, juntamente lá com o ambulatório médico”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques