Beltrão
Os sobreviventes do suicídio muitas vezes pedem socorro em frases simples, mas que nem sempre amigos, familiares e colegas de trabalho prestam atenção. Para esta pessoa, ser ouvida pode ser muito reconfortante, principalmente se for sem julgamentos, mas apenas um “ouvido amigo”. Esta é a filosofia do Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade sem fins lucrativos e sem vínculos partidários ou religiosos, que existe há 58 anos. Há o atendimento pelo fone 188, ligação gratuita na qual a pessoa recebe apoio emocional em qualquer lugar do Brasil.
O CVV Comunidade, de Francisco Beltrão, promove curso gratuito de seleção e capacitação de novos voluntários, dias 24 a 27 de março, das 19h30 às 22h30, em local a ser definido. O voluntário do CVV doa seu tempo e sua atenção para quem deseja conversar com outra pessoa de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos. O participante precisa ter mais de 18 anos de idade e disponibilidade de tempo pra participar de reuniões e atividades do CVV.
Em Beltrão, há atividades como o Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio (Gass); Cine SER, que é a exibição de um filme seguido de uma troca de ideias; e o CVV Jovem, que será desenvolvido em algumas escolas, além das palestras nas mais variadas instituições. Todas as atividades realizadas são gratuitas.
A inscrição pode ser feita no link https://forms.gle/j5MvYwQZSC2kbxP29
Mais informações no facebook CVV Comunidade Francisco Beltrão, no instagram @cvvcomunidadefb e no e-mail cvvcomunidade.fb@gmail.com.
