
Gente do Sul – Reconstruir as chapas que compõem um carro é uma arte que exige técnica e paciência. Tem que fazer o molde, dobrar, testar, acertar, soldar e ainda fazer os acabamentos para que a nova “roupagem” do veículo fique exatamente como a original – ou conforme a customização. Mas o empresário beltronense Marcos Vinicius Marchioro, o Kaco, se encantou pelo processo depois de conhecer a fundo como são feitas as restaurações de funilaria. “É uma técnica bem artesanal, exige muita atenção aos detalhes, mas isso, pra mim, não é um problema porque tenho gosto em fazer”, resume.
Antes de entrar neste ramo, Kaco já tinha feito cinco camionetes, porém nunca se aprofundou em saber os detalhes de como cada veículo era restaurado. Em um encontro de carros antigos, um ano atrás, conheceu o trabalho da empresa King Metal Shaping, uma referência neste segmento. Comprou máquinas, fez cursos e até uma espécie de monitoria na King, e montou uma área de trabalho dentro do autocenter que possui na cidade. Esse tipo de serviço é uma inovação para Francisco Beltrão.
Atualmente, Kaco trabalha na restauração de um Chevrolet 1941. O veículo tinha pontos profundos de massa e de ferrugem devido à ação do tempo. As peças são refeitas usando chapas de aço e montadas exatamente como as anteriores. Depois, a lataria ganha retoques para o acabamento e o fundo para ser levada para pintura na chapeação. Esse projeto, em específico, será montado com mecânica do GM/Ômega 1995. “Por fora será um carro com estilo dos anos 40, mas com freio a disco, direção hidráulica, injeção eletrônica e um motor 4.1”, cita Kaco.
Um projeto assim demora cerca de dois anos para ser entregue. E na oficina o empresário só pega um serviço por vez. A restauração toda é supervisionada pelo Kaco e feita com ajuda de um profissional em funilaria. Apesar de novo na região, ele acredita que há demanda para esse tipo de trabalho, por isso, além de investir em dobradeiras e fresadoras, também está comprando uma nova soldadora com tecnologia a laser, o que vai permitir um ganho de produtividade e qualidade na montagem.