Famílias aproveitam para passear no Calçadão Central que está iluminado e conta com decoração natalina.

Na fila para passear de trenzinho pelo centro de Francisco Beltrão não tem somente crianças. Nesta época do ano, também aproveitam o passeio os vovôs, vovós, os pais e casais de namorados. Durante os aproximadamente 15 minutos de percurso, os passageiros aproveitam para ver o movimento da cidade, a iluminação e passar por trajetos diferentes a cada volta. Por dia, o “maquinista” Carlinhos Nunes conduz ao passeio em torno de 500 crianças.
No centro do Calçadão tem uma placa que indica o início da fila e os visitantes começam a chegar cedo. O trenzinho começa o passeio por volta das 19h30 e recebe todos aqueles que estiverem na fila. Por dia, cada pessoa só pode andar uma vez de trenzinho e o controle é feio com carimbo. Mesmo que qualquer pessoa possa passear, ainda a prioridade são as crianças.
Pelo quinto ano, Carlinhos dirige o veículo cedido pela Revesul e mantido pelo Departamento Municipal de Cultura. “Hoje iniciei fazendo o passeio com os alunos da creche Marli Abdala e doei meu tempo particular. O bacana é que sempre tem as carinhas novas e o veículo conta com uma cadeira especial para portadores de necessidades especiais”, comenta o motorista, que gosta de ver a alegria das crianças e das pessoas da terceira idade.
Carlinhos considera o momento importante, pois está doando um pouco de si para outras pessoas terem mais diversão. “Primo pela segurança e, de acordo com o movimento, eu vou olhando rotas alternativas para fazer o passeio. É sempre uma festa, todo mundo animado, as crianças obedecem e sempre descem com um sorriso no rosto”, fala orgulhoso.

a iluminação de Natal.
Crianças empolgadas
A mãe de Rafaela, Daniela Viapiana, todos os anos traz a filha para passear de trenzinho. Daniela gosta do clima natalino, pois aproveitam para ver os enfeites. “A criança fica empolgada com o passeio. O trenzinho é muito bom, porque ele anda devagar e, se os pais quiserem, podem até deixar a criança ir sozinha, porque é seguro e ela é cuidada”, opina a mãe.
Daniela também gostou muito da decoração e da solenidade de abertura do Natal. “Nós já passamos mais tarde pelo Calçadão e o número de pessoas é muito grande para passear de trenzinho, então decidimos vir mais cedo”, se previne.
Alex Altran, pai de Isabela, já a levou passear duas vezes esse ano, porque a filha adorou a novidade. “Ela adorou um monte. Trouxe ela para conhecer o Natal e os enfeites, pois gostei da iluminação, ficou muito bonita”, diz Alex.
Papai Noel
O Papai Noel também recebe as crianças, no Calçadão Central, das 19h30 às 22h30. “É um momento único e o Papai Noel tá muito feliz, porque a cada dia mais crianças vêm me visitar, então estou muito orgulhoso”, diz Papai Noel, que também conta que as crianças pedem muito amor e carinho de presente.

Cuidados
No Calçadão também há um trenzinho decorativo e um presépio que fazem parte da decoração. Marilene Corrêa Steimbach, da organização do Natal e servidora do Departamento de Cultura, pede aos pais para que as crianças não pulem muito no trenzinho decorativo, porque o material é de fibra e pode quebrar. “Também é preciso respeitar a distância do presépio, porque ele conta com fiação elétrica e pode dar choque”, previne Marilene.
Muitas pessoas também estão levando as cartinhas para o Papai Noel ao Calçadão. Este ano, o Departamento de Cultura não está organizando isso, então as cartas precisam ser levadas até os Correios. Aquelas que já foram entregues diretamente para o Papai Noel já estão nos Correios.
Natal no bairro Vila Nova será dia 20
Até o dia 19 de dezembro, 20 bairros e comunidades do interior de Francisco Beltrão terão sua própria abertura do Natal e Seus Encantos. Estava programada a abertura no bairro Vila Nova para o dia 14, porém, devido a outro evento que acontecerá no mesmo dia no bairro, a abertura foi transferida para dia 20, sábado.
