23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Diretor da Guancino defende lei para o transporte particular de passageiros

Serviço é prestado a grandes empresas, mas não tem lei regulamentadora.

Muran Almeida, na audiência pública do dia 24 de novembro, levantou a questão perante as lideranças da comunidade.

O gerente da Transportes Coletivos Guancino, Muran Almeida, levantou duas sugestões para a Prefeitura de Beltrão em recente reunião do conselho popular com o prefeito Cleber Fontana (PSDB). Uma delas seria a implantação de corredores exclusivos para a circulação dos ônibus e outra uma lei de regulamentação do transporte de passageiros por empresas particulares.

Muram sugeriu que o setor de planejamento urbano estude corredores para que os ônibus do transporte de passageiros urbanos da Guancino possam trafegar no anel central. “É essencial o corredor”, salientou o gerente.

Na opinião dele, a implantação de um corredor exclusivo para o trânsito dos ônibus da Guancino tornaria as viagens mais rápidas e agilizaria a saída ou chegada à região central dos ônibus que vêm dos bairros.

- Publicidade -

 

Serviço de fretamento

O gerente da Guancino também pediu que seja regulamentado por lei municipal o serviço de fretamento de trabalhadores. Hoje, várias empresas legalizadas ou informais prestam o serviço para indústrias que empregam mais de 100 funcionários. “Precisamos urgente de uma lei. Não precisamos que ninguém deixe de trabalhar, mas que seja justo pra todos”, defende.

 

Todos iguais

A Guancino transporta trabalhadores da BRF que moram em vários bairros até a sede da indústria localizada no Bairro Pinheirinho. Para prestar este tipo de serviço a empresa precisa cumprir uma série de exigências da empresa, entre elas de segurança. Uma lei colocaria em igualdade de condições todas as empresas que prestam este tipo de serviço.

Muran citou que há vans, micro-ônibus e ônibus operando neste tipo de serviço e que precisaria da regulamentação do segmento. Citou que há transportadores que usam veículos antigos para transportar trabalhadores, não há fiscalização por parte da Prefeitura de Beltrão. Também não haveria o pagamento de impostos.

Uma lei regulamentadora colocaria todas as empresas em situação de igualdade.

 

Prefeitura de Beltrão

O secretário municipal de Administração, Antonio Bonetti, foi contatado pelo JdeB sobre esta demanda levantada pela Guancino. Bonetti respondeu que a administração municipal vai buscar a regulamentação do sistema de transporte de fretamento.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques