Indústria começa a funcionar com 20 funcionários; produção de 250 bicicletas por dia e mil quadros.

Os proprietários da Master Bike, indústria de bicicletas que inaugurou suas instalações sexta-feira, 24, em Francisco Beltrão, vai empregar inicialmente 20 funcionários. Com o tempo, a Master pretende ampliar o número de funcionários. A nova indústria foi instalada em barracão arrendado pela Prefeitura de Beltrão no Bairro Pinheirinho. Silvio Giordani, diretor comercial, e Eligia Matte, diretora administrativa, e os funcionários receberam as autoridades locais e demais pessoas para a solenidade de abertura.
Os proprietários da indústria, que funcionou durante 11 anos em Ampere, e possui filial em Niterói (RJ), estão contentes com a receptividade dos beltronenses. É uma das oito indústrias deste segmento, no Brasil, que estão em atividade. Este ramo já chegou a ter 50 indústrias. “A recepção de Francisco Beltrão está sendo fantástica, estamos muito felizes, tanto com a parte da Prefeitura como da população, que está nos acolhendo de braços abertos. Graças a isso, a gente ampliou nossa empresa. Se não fosse o apoio da atual administração municipal, talvez a gente não tivesse vindo”, disse Eligia Matte.
[relacionadas]
A Master Bike produzirá 250 bicicletas por dia e mil quadros – principal produto para a montagem das bicicletas. Inicialmente, passam a trabalhar na empresa 20 funcionários, mas Eligia adiantou que, gradativamente, serão contratados mais funcionários. A indústria começou em 2007, em Ampere. Anteriormente, ela pertencia a outros proprietários. Eligia e Silvio e outros sócios assumiram o negócio e começaram a ampliar a fábrica e a produção.
Eligia considera um bom nicho de mercado o segmento de bikes. “É um nicho de mercado muito bom, pois está em alta no Brasil todo, vários municípios estão criando ciclovias e investindo nesse sentido. Na atual situação econômica do Brasil, é difícil, mas é um produto de muita aceitação no mercado e muito útil em termos de transporte e saúde”, argumenta a diretora administrativa.
Preocupação com a qualidade
Como se trata de um produto de locomoção, a qualidade é das questões mais importantes. Eligia diz que “essa é uma preocupação muito grande e uma das razões pela qual estamos iniciando a fábrica de quadros também, que até o momento a gente era só montadora. Há dificuldade de encontrar esse produto no mercado e também em termos de qualidade deixa a desejar. Temos a preocupação de produzir bicicletas do aro 16 ao 29 de muita qualidade”. Os produtos são vendidos em todo o Brasil por lojas, pelo e-commerce (vendas pela internet) e pelo site Amazon, o maior site do mundo em vendas pela internet.
Trabalhadores qualificados
A diretora administrativa também falou sobre a qualificação dos funcionários, um fator fundamental para a fabricação de boas bicicletas. “Na parte da montadora, a gente tem encontrado mão de obra boa aqui em Beltrão. Os rapazes mexem com bicicleta desde cedo, então não é uma preocupação. A maior preocupação é na fabricação de quadros, que a gente precisa de mão de obra especializada em solda e pintura. Nosso gerente de produção é um “Professor Pardal”, ele sabe tudo e está disposto a ensinar, mas de antemão já conseguimos soldadores e pintores em Beltrão mesmo”. As contratações foram feitas por meio da Agência de Trabalhador de Beltrão. “Todas as entrevistas estão sendo feitas através da agência”, informou a diretora.
O presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), Tarsízio Carlos Bonetti, prestigiou a solenidade inaugural e comentou os esforços do poder público em atrair novas empresas para o município. “Acho que se a empresa está vindo pra Beltrão, é porque ela encontrou um ambiente positivo. Alguns empresários e o vereador Léo Garcia identificaram a possibilidade de investimento e procuraram a administração pública, que também acolheu a ideia imediatamente. Esse ambiente positivo, esse acolhimento que Beltrão criou, faz com que as empresas tenham interesse em se instalar aqui. Temos uma tarefa muito grande de atrair sempre novas empresas a vir se instalar em Francisco Beltrão e então gerar emprego e renda.”
O prefeito Cleber Fontana disse que as visitas a empresas tem sido uma constante na atual gestão. “Temos feito muitas visitas a outras cidades, a empresas, regiões que tem uma industrialização muito grande, pra tentar atrair filiais ou novos projetos pra cá, independentemente do tamanho. Todo investimento que possa ser dado pra uma empresa vir e se instalar em Francisco Beltrão, nossas empresas [locais] também podem ter. Qualquer empresa beltronense que precisa expandir seus investimentos, sua planta, gerar mais emprego, nós somos parceiros. A administração pública tem como meta a geração de empregos e novos investimentos na cidade”, comentou.