17.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Do tempo que se escrevia em laudas

Há 30 anos, o Flávio Pedron não conseguiu publicar sua primeira chamada para capa de jornal. Para lembrar aquele feito, hoje deixaram pra ele fazer a capa inteira do JdeB.

Jornalista Flávio Pedron, ontem à noite, quando fazia a capa desta edição do Jornal de Beltrão.

Antes do computador, os textos jornalísticos eram escritos em laudas – uma folha A4 para 72 toques da máquina de datilografia e 30 linhas, com espaço duplo, deixando lugar para acrescentar palavras pelo autor ou o revisor. Da lauda ia para o digitador e daí para a página, conforme programado pelo diagramador.

Tudo isso se faz direto, hoje, por uma só pessoa.

As chamadas de capa também eram produzidas previamente em laudas. Geralmente, para cada chamada, uma lauda. E foi uma lauda daquelas que chegou aos nossos dias. A data é 4 de agosto de 1990, ou exatos 30 anos atrás.

- Publicidade -

Era uma chamada para manifestação de agricultores. As três primeiras tentativas não agradaram ao jornalista, que foi riscando, até deixar uma que considerou certa. Mas, na sequência, à caneta, ficou a seguinte anotação, do colega Ivo Pegoraro: “O Flávio disse que esta foi a primeira chamada que fez em sua vida para uma primeira página. No fim, o espaço era pouco, foi preciso reduzir, e o Flávio continua invicto em chamadas”.

Alauda de 4 de agosto de 1990. Acima, nova chamada, que saiu com foto, na edição seguinte, dia 11 de agosto, para a matéria que o Flávio redigiu dia 3 de agosto e, por falta de espaço, não saiu no impresso e nem no on-line, que ainda não existia.

Flávio Pedron, jornalista formado pela UEPG em julho de 1991. Nos períodos de férias, ele fazia reportagens no JdeB, como estagiário. Começou, como jornalista em agosto de 1991, logo após sua formatura. Continuou sempre no Jornal de Beltrão, ao ser criada a S/A em novembro de 1992 tornou-se acionista e desde 6 de outubro de 1998 é o chefe de reportagem. É ele quem elabora as pautas tanto do Jornal de Beltrão como da revista Gente do Sul e dos suplementos.

Para comemorar aquela tentativa frustrada de 30 anos atrás, a equipe do Jornal de Beltrão deixou a capa desta edição toda para o Flávio mostrar sua competência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques