O jogo trabalha lógica, memória, velocidade de raciocínio, organização e criação.
A Escola de Xadrez Lance Mágico, durante o ano letivo, desenvolve atividades nos três períodos, das 8h30 às 12h00 e das 13h30 até as 21 horas, de segunda até sexta-feira. A escola iniciou suas atividades em fevereiro de 2014, idealizada por Gláucio Cella, campeão mundial.

da região Sudoeste e tricampeã Municipal Feminina.
São ministradas aulas de xadrez, nos módulos iniciante, básico e avançado, com alunos a partir de 5 anos. O foco é o desenvolvimento de habilidades e, para isso, o xadrez é a ferramenta.
“É um escola particular, que tem uma metodologia própria e conta com um exclusivo treinamento por módulos”, declara a professora Dulcinéia Betti.
De maneira progressiva, o aluno domina rapidamente as técnicas e parte para a resolução de problemas, trabalhando a concentração, velocidade de raciocínio cálculo e memória. O estudante também aprende a pensar antes de agir e a medir as consequências de suas escolhas.
Segundo Dulcinéia, tendo como resolução de problemas a maior atividade, a escola pretende que o aluno pense vários lances a frente. Em até três anos, pode estar capacitado para jogar a cegas (sem ver o tabuleiro), contra 100 jogadores ou mais ao mesmo tempo e partidas de apenas um minuto de duração.
Jogo completo
“O xadrez é um jogo de tabuleiro completo no que se trata de desenvolvimento de habilidades, ele trabalha lógica, velocidade de raciocínio, cálculo, atenção e concentração, avaliação, planejamento e organização, imaginação, criação e inteligência, capacidade de memorização, competitividade, paciência e autocontrole, tomada de decisão e previsibilidade.”
Há ainda aulas de damas, trilha e como montar o cubo mágico.
Professores
A Lance Mágico tem dois professores: Dulcinéia Betti e Rodrigo César Merlo.
Dulcinéia é enxadrista há 15 anos, atual melhor jogadora feminina da região Sudoeste, tricampeã municipal feminina (2006, 2008 e 2013), possui rating Fide (Federação Internacional de Xadrez), e está entre as 100 melhores do Brasil. Ela é presidente em exercício do Clube de Xadrez de Francisco Beltrão e árbitra FexPar (Federação de Xadrez do Paraná). É formada em Pedagogia, pela Unioeste, e em Educação Física, pela Unipar.
Já o professor Rodrigo César Merlo é enxadrista há sete anos. Campeão das Olimpíadas Mentais, também possui rating FIDE.
Ele é medalhista de prata em Jogos da Juventude e arbitrou diversas competições.