9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

É também do Rio o novo comandante do Exército

Tenente-coronel Luiz Cláudio Ferreira de Araújo tomou posse ontem substituindo o major Jaime Oliveira da Silva Lima.

No 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, vice-prefeito Antonio Pedron, o novo comandante, tenente-coronel Luiz Claudio Ferreira de Araújo,

prefeito Cleber Fontana e o ex-comandante, major Jaime Oliveira da Silva Lima.

Fotos: Claudiney Del Cielo/Assessoria

- Publicidade -

A troca de comando do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão teve a presença do general de brigada Roberth Alexandre Eickhoff, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. Ele prestigiou a posse do tenente-coronel Luiz Cláudio Ferreira de Araújo, do Rio de Janeiro, que substituiu o major Jaime Oliveira da Silva Lima, que foi promovido para Porto Alegre (RS).
Antes da posse, às 10h em ponto, foi feita a cerimônia de “inauguração do retrato”, com a foto do major Jaime na galeria de ex-comandantes do Exército em Beltrão. Nesse momento, foi elogiado por sua dedicação à família e ao Exército. “Um trabalho impecável, objetivo nas propostas, um líder militar”, destacou o tenente-coronel Luiz Cláudio.

Jaime e sua família também receberam lembranças e uma medalha. Em seguida, as autoridades foram para a solenidade, que iniciou também em ponto, às 10h30.

“Noite chuvosa”
Major Jaime assumiu o comando em 23 de janeiro de 2018. Na sua fala, lembrou: “era uma noite chuvosa, que foi uma bênção”. Ele agradeceu o apoio da família, a esposa Gilmara e o casal de filhos, Natan e Júlia. “A família é a nossa tropa permanente”, disse, comparando a vida militar ao estilo “cigano”, porque os profissionais não ficam muito tempo nas cidades. “E as crianças têm de deixar as amizades que fizeram”, lamentou.

Ele agradeceu os beltronenses, o apoio que teve, agradeceu os soldados, e demais militares permanentes, também as entidades que firmaram parcerias com o Esquadrão nesses dois anos que esteve à testa da corporação. “Aqui, encontrei uma população maravilhosa”, resumiu, ele que também é natural do Rio de Janeiro e tem quase 20 anos de Exército brasileiro.
Na sequência, os soldados desfilaram para o novo comandante ao som da banda.

O novo comandante Luiz Claudio também é casado e é pai de dois meninos. Entre seus feitos, foi membro da força brasileira de ajuda ao Haiti, no início desta década. Entre as autoridades presentes, prefeito Cleber Fontana (PSDB) e o vice-prefeito Antonio Pedron (PSD). Depois teve coquetel no pavilhão do Bairro da Cango.

Major Jaime Oliveira da Silva Lima passa o comando para o tenente-coronel Luiz Cláudio Ferreira de Araújo; na foto, momento da continência de ambos, no 16º Esquadrão.

 

Todos os comandantes em Francisco Beltrão
Criado em São Paulo no ano de 1894 como 13º Regimento de Cavalaria, o atual 16º Esquadrão passou por Curitiba, Castro e Passo Fundo, até vir para Francisco Beltrão, em 29-6-2000. Confira os comandantes:
1999 a 2002
Tenente-coronel Ciro de Andrade Neves Brites*
2002 a 2004
Major Luís Contini Girotto
2004 a 2006
Major Marcílio Muniz da Silva
2006 a 2008
Major Marcelo Lorenzini Zucco
2008 a 2010
Major Márcio Gondim Eickhoff
2010 a 2012
Major Alexandre Luckemeyer Machado Carrion
2012 a 2014
Major Gustavo Daniel Coutinho Nascimento
2014 a 2016
Major Carlos Eduardo Gonçalves Ramos
2016 a 2018
Major Luiz Fernando Coradini
2018 a 2020
Major Jaime Oliveira da Silva Lima
2020 e 2022
Tenente-coronel Luiz Claudio Ferreira de Araújo
*Quando Ciro de Andrade Neves Brites assumiu o comando do 16º Esquadrão, que foi instalado em Francisco Beltrão dia 29 de junho de 2000, substituindo o 3º/33º BIMTz, ele era major. Depois que foi promovido a tenente-coronel. E é por isso que Luiz Cláudio Ferreira de Araújo foi o primeiro assumir o comando da unidade como tenente-coronel.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques