Tenente-coronel Luiz Cláudio Ferreira de Araújo tomou posse ontem substituindo o major Jaime Oliveira da Silva Lima.

No 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, vice-prefeito Antonio Pedron, o novo comandante, tenente-coronel Luiz Claudio Ferreira de Araújo,
prefeito Cleber Fontana e o ex-comandante, major Jaime Oliveira da Silva Lima.
Fotos: Claudiney Del Cielo/Assessoria
A troca de comando do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão teve a presença do general de brigada Roberth Alexandre Eickhoff, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. Ele prestigiou a posse do tenente-coronel Luiz Cláudio Ferreira de Araújo, do Rio de Janeiro, que substituiu o major Jaime Oliveira da Silva Lima, que foi promovido para Porto Alegre (RS).
Antes da posse, às 10h em ponto, foi feita a cerimônia de “inauguração do retrato”, com a foto do major Jaime na galeria de ex-comandantes do Exército em Beltrão. Nesse momento, foi elogiado por sua dedicação à família e ao Exército. “Um trabalho impecável, objetivo nas propostas, um líder militar”, destacou o tenente-coronel Luiz Cláudio.
Jaime e sua família também receberam lembranças e uma medalha. Em seguida, as autoridades foram para a solenidade, que iniciou também em ponto, às 10h30.
“Noite chuvosa”
Major Jaime assumiu o comando em 23 de janeiro de 2018. Na sua fala, lembrou: “era uma noite chuvosa, que foi uma bênção”. Ele agradeceu o apoio da família, a esposa Gilmara e o casal de filhos, Natan e Júlia. “A família é a nossa tropa permanente”, disse, comparando a vida militar ao estilo “cigano”, porque os profissionais não ficam muito tempo nas cidades. “E as crianças têm de deixar as amizades que fizeram”, lamentou.
Ele agradeceu os beltronenses, o apoio que teve, agradeceu os soldados, e demais militares permanentes, também as entidades que firmaram parcerias com o Esquadrão nesses dois anos que esteve à testa da corporação. “Aqui, encontrei uma população maravilhosa”, resumiu, ele que também é natural do Rio de Janeiro e tem quase 20 anos de Exército brasileiro.
Na sequência, os soldados desfilaram para o novo comandante ao som da banda.
O novo comandante Luiz Claudio também é casado e é pai de dois meninos. Entre seus feitos, foi membro da força brasileira de ajuda ao Haiti, no início desta década. Entre as autoridades presentes, prefeito Cleber Fontana (PSDB) e o vice-prefeito Antonio Pedron (PSD). Depois teve coquetel no pavilhão do Bairro da Cango.

Todos os comandantes em Francisco Beltrão
Criado em São Paulo no ano de 1894 como 13º Regimento de Cavalaria, o atual 16º Esquadrão passou por Curitiba, Castro e Passo Fundo, até vir para Francisco Beltrão, em 29-6-2000. Confira os comandantes:
1999 a 2002
Tenente-coronel Ciro de Andrade Neves Brites*
2002 a 2004
Major Luís Contini Girotto
2004 a 2006
Major Marcílio Muniz da Silva
2006 a 2008
Major Marcelo Lorenzini Zucco
2008 a 2010
Major Márcio Gondim Eickhoff
2010 a 2012
Major Alexandre Luckemeyer Machado Carrion
2012 a 2014
Major Gustavo Daniel Coutinho Nascimento
2014 a 2016
Major Carlos Eduardo Gonçalves Ramos
2016 a 2018
Major Luiz Fernando Coradini
2018 a 2020
Major Jaime Oliveira da Silva Lima
2020 e 2022
Tenente-coronel Luiz Claudio Ferreira de Araújo
*Quando Ciro de Andrade Neves Brites assumiu o comando do 16º Esquadrão, que foi instalado em Francisco Beltrão dia 29 de junho de 2000, substituindo o 3º/33º BIMTz, ele era major. Depois que foi promovido a tenente-coronel. E é por isso que Luiz Cláudio Ferreira de Araújo foi o primeiro assumir o comando da unidade como tenente-coronel.