6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Em 2021, Beltrão teve 283 acidentes notificados e duas mortes

Por Niomar Pereira – No ano passado foram registradas em Francisco Beltrão 283 notificações de acidentes de trabalho, sendo duas delas com óbito. Além disso, ocorreram 113 concessões de auxílio doença por acidentes de trabalho, bem como seis aposentadorias por invalidez. Se considerar de 2017 para cá, os acidentes de trabalho estão em queda no município (veja gráfico), mas nem por isso os números podem ser negligenciados.

Dalva Colling, inspetora do Departamento de Vigilância Sanitária/Vigilância em Saúde do Trabalhador, diz que o órgão está muito preocupado com os acidentes que vem ocorrendo nos últimos anos. “Prova disso que não se liberam estabelecimentos sem que antes apresentem os documentos relativos à saúde e segurança no trabalho com o PGR, PCMSO, treinamentos, ART do profissional que instalou equipamento, proteção de maquinários entre outros.”

- Publicidade -

De acordo com ela, muitos acidentes ocorrem, infelizmente, pela falta de treinamento da pessoa para a função exercida, assim como a falta de equipamentos de proteção individual ou coletiva, maquinários sem as devidas proteções e também há casos da autoconfiança do trabalhador, que não avalia o risco. “O empregador deve estar ciente que somente pode colocar um trabalhador realizar uma função se o mesmo foi qualificado para isso. E também deve fiscalizar pra ver se está exercendo a função conforme recebeu o treinamento.”

Em trabalhos na área rural, ela recomenda que o trabalhador nunca vá sozinho, principalmente se envolvem o uso de máquinas ou serviços como poda de árvores. “A segurança no trabalho deve ser adotada tanto pelo empregador como pelo empregado para reduzir os riscos de acidentes.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques