8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Em 30 dias, linha aérea transportou 60 passageiros de Beltrão para a capital

Foram 14 viagens de ida e volta do avião, desde o dia 22 de outubro.

A linha aérea Francisco Beltrão-União da Vitória ao Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, completou ontem 30 dias. No voo de ontem desembarcaram seis pessoas e embarcaram quatro. Em um mês, foram 14 voos de ida e volta pelo avião Cessna Gran Caravan, com capacidade para transportar nove passageiros, mais piloto e co-piloto. Apenas um dia o avião decolou do Afonso Pena, mas não pôde vir a Beltrão-União da Vitória porque as condições do tempo eram desfavoráveis.

Embarcaram no Aeroporto de Beltrão 60 passageiros e 55 passageiros desembarcaram. O programa Voe Paraná possibilitou a parceria envolvendo Governo do Estado e as companhias aéreas TwoFlex e GOL para atender dez cidades do interior do Estado.

O governo reduziu de 18% para 7% a alíquota do combustível de aviação, permitindo que as empresas GOL, TAM e Azul ampliassem seus voos para destinos dentro do Paraná e fora.

- Publicidade -

Tarsízio Bonetti, presidente da Acefb, se diz contente com os resultados dos primeiros 30 dias da linha. “A nossa avaliação é extremamente positiva, porque nós não conseguimos fazer nenhum trabalho antes do início dos voos porque não tínhamos todas as informações necessárias. Acabamos fazendo o trabalho após o início da operação. Mas [a linha] demonstrou uma grande evolução, nós já sabemos que têm voos de março [de 2020] que estão todos lotados. Então, sabemos que o futuro vai ser muito promissor. Claro que nós temos a convicção que precisamos buscar a abertura de mais um ou dois voos na semana pra que a gente possa atender a demanda que nós buscamos.”

Inácio Pereira, secretário de Desenvolvimento Econômico, disse que “com relação à linha aérea eu estou bastante satisfeito, eu creio que o primeiro passo já foi dado, que é justamente criar o hábito de voar, começar a cultura do voo. Agora, mais do que isso, o desafio maior é manter a linha ativa. Mas a sensação que eu tenho é que a nossa linha aérea vai realmente vingar, vai dar certo”.

João Manoel Rios, presidente do Condef, também está contente. “A minha avaliação destes primeiros 30 dias é superpostiva, primeiro porque é a linha que mais deu resultados nestes 30 dias do Voe Paraná, segundo porque teve o engajamento dos empresários, através da Associação Comercial, da Prefeitura, do Jornal de Beltrão, da mídia, pra fomentar. Então pro começo tá ótimo, o importante é que ela está tendo uma crescente, já temos no histórico voos lotados saindo de Beltrão. O desafio é cada dia a gente divulgar mais e que a população de Beltrão e região utilize pra ir a Curitiba e fazer as conexões [de voos da GOL] e também retornar de voos do mundo todo por Curitiba.”

O vice-prefeito Antonio Pedron também tem feito um trabalho intenso, juntamente com a Acefb, Condef e as agências de viagenspara estimular o uso deste modal de transporte.

Irineu Miller, servidor público, foi e voltou de Curitiba com o avião da TwoFlex. “Comprando as passagens com antecedência vale a pena”, ressaslta. O legal, conforme Irineu, é que os passageiros acompanham a conversa dos pilotos durante o voo. Indagado se vai voar de novo, disse: “Sem dúvida, vale muito a pena”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques