No Paraná são 42 mil corretores e em Francisco Beltrão 257.

Por Niomar Pereira – Corretor de imóveis é uma das profissões que mais crescem no Brasil. Só no Estado do Paraná estão credenciados no Creci-PR, 42 mil corretores, dos quais, 257 em Francisco Beltrão. O presidente do Núcleo Imobiliário de Francisco Beltrão (NIFB), Ivo Sendeski, diz que o mercado de imóveis permaneceu aquecido mesmo durante a pandemia. “É um mercado com muitas oportunidades.”
A profissão de corretor surgiu com o reconhecimento do primeiro sindicato da categoria em 7 de janeiro de 1937. Em 1962, a profissão foi regulamentada, através da Lei nº 4.116/62, posteriormente alterada pela Lei nº 6.530/78.
“O conselho regional de corretores de imóveis é uma regional e cada Estado possui o seu. O Paraná tem a 6ª regional ligada ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).” Sendeski observa que o Creci existe para defender a sociedade, impedindo o mau exercício profissional, não só dos leigos, mas também dos habilitados sem ética.
O que é preciso para atuar na área?
Hoje, para atuar na área de corretagem de imóveis é necessário cursar o curso de técnico em Transações Imobiliárias, que está disponível em diversas instituições de ensino. Também há opção do curso de Tecnólogo em Gestão de Imóveis, que é graduação de nível superior. Ivo Sendeski, por exemplo, é formado em Gestão em Negócios Imobiliários, pela Universidade Luterana do Brasil, com especialização em Direito Imobiliário (Facisa). Depois de ter o certificado em mãos, o profissional precisa se registrar no Conselho para poder atuar. Com a popularização do ensino a distância ficou mais fácil de fazer o curso, pois 80% pode ser feito a distância e 20% através de estágio prático.