6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Em todos os casos de violência sexual deste ano, abusadores são homens próximos à família

Unidade já totaliza 37 medidas protetivas de abuso sexual contra crianças e adolescentes desde janeiro.

Cleverson Rio Branco, psicólogo e coordenador do Creas.

Foto: Leandra Francischett/JdeB

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é um dos equipamentos de atendimento, que faz parte de uma rede de proteção da criança e adolescente. O objetivo é atender indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados. Neste ano já foram registrados 116 casos de medidas protetivas, sendo 86 voltados à crianças e adolescentes. Desses, 37 são de violência sexual, portanto, 43%. A faixa etária com maior incidência é dos 7 aos 15 anos; em todos os casos, os abusadores são homens próximos a família. Os dados foram divulgados por Cleverson Rio Branco, psicólogo e coordenador do Creas.

- Publicidade -

[relacionadas]

Cleverson destaca que geralmente as crianças não falam sobre o assunto, mas os professores têm importante papel: “Os professores são atores fundamentais, porque são figuras de confiança, muitas crianças contam apenas para eles, que trazem a demanda até a gente”. Praticamente não há demanda espontânea; os encaminhamentos são feitos principalmente pelo Conselho Tutelar; Ministério Público; Poder Judiciário, através da Vara da Infância e Juventude; Disque 100 e escolas. “Além disso, todas as unidades assistenciais e de saúde são portas de entrada.”

O Creas desenvolve um plano de atendimento, com orientações psicossociais, com foco para que as vítimas possam superar as marcas da violência vivenciadas e com o intuito de que a família retome a função protetiva de seus entes.

Atuação da entidade
São três frentes de atendimento: o serviço de proteção e atendimento especializado à família e ao indivíduo, independentemente da idade; o serviço de proteção social ao adolescente em medida socioeducativa de liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços à comunidade (PSC); além do serviço especializado em abordagem social, para pessoas em situação de rua.

O Creas conta com 11 colaboradores, entre psicólogos, assistentes sociais, educadores e administrativo. A entidade fica na Rua Mandaguari, 210, Bairro Luther King, em frente à Associação Municipal de Catadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques