15.9 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 17 de junho de 2025

Edição 8.227

17/06/2025

Emoção e muitos aplausos na homenagem a João Arruda, em comemoração aos 40 anos do Arrudão

Após as homenagens, na quadra do Ginásio Arrudão, os prefeitos Cleber e João com as esposas (Lourdes e Joice), familiares, secretários e mais gente de 40 anos atrás. Foto: Ivo Pegoraro/JdeB.

JdeB – Os discursos de ontem, na homenagem ao ex-prefeito João Batista de Arruda, pela passagem do 40º aniversário do Ginásio Arrudão, foram carregados de emoção e arrancaram muitos aplausos. Aconteceram na entrada do ginásio, seguindo-se o descerramento de uma nova placa fixada no ginásio, entrega de uma placa ao homenageado e acompanhamento de jogos, na quadra.

“O senhor foi um visionário, e continua sendo um visionário. Eu tive a satisfação de trabalhar nos seus dois mandatos (77-82 e 93-96) e sou muito grato ao senhor e a sua família”, discursou o atual diretor do Departamento de Esportes, professor de Educação Física Almir Hugo Lopes. Almir acrescentou que hoje “também temos um prefeito visionário, obrigado, prefeito Cleber, por me dar uma oportunidade de trabalhar aqui no esporte fazendo não o que eu gosto, mas o que eu amo”.

- Publicidade -

O mestre de cerimônia Claudiney Del Cielo anunciou que estava presente Aelor de Lara, que era o presidente do Real, clube que em 1982 fez a doação do terreno para a Prefeitura construir o Complexo Arrudão. Anunciou também que o nome Ginásio Arrudão foi escolhido pelos atletas daquela época e em nome dos atletas convidou para falar o hoje empresário Luiz Alberto Polaco Tomazoni, que assim se expressou: “Quero agradecer a Deus por esse momento ímpar na vida do seu João Arruda, um baluarte no esporte de Francisco Beltrão, nosso eterno João. Ele deixou sua marca, um prefeito apaixonado pelo esporte. Temos muito para lhe agradecer. Jamais iremos lhe esquecer e o mais importante é fazer essa justa homenagem em vida. Acredito que depois dessa homenagem de hoje vamos ver o seu João Arruda passar dos 100 anos de idade” (muitos aplausos).

Falaram ainda o engenheiro Xavier Robert Dompsin (ele contou que, para a construção do ginásio, fez um canteiro de obras onde está hoje a delegacia de polícia e, com um Chevrolet velho, transportava a estrutura da cobertura até a obra), também agradeceu e parabenizou seu João.

Em igual tom falaram, ainda, o presidente da Câmara, Quintino Girardi (“Parabéns, seu João, pela grande visão que o senhor teve 40 anos atrás. O senhor pensou grande. É o que precisamos dos nossos políticos, que pensem grande, não só para o momento, mas que pensem no futuro, como o seu João fez”), e o vice-prefeito Antônio Pedron (“Isso é história, estamos aqui vivendo a história. O seu João fez uma administração revolucionária pra época, ele deu um up, virou a cidade pelo avesso”).

Por fim, o prefeito Cleber: “Estou emocionado, passa um filme pela cabeça, assim como deve estar ocorrendo com o seu João. Palavras de gratidão, reconhecimento, homenagem, comemoração, tudo isso que nós todos estamos sentindo. Ver uma obra construída há 40 anos com esta estrutura maravilhosa ainda sendo um dos maiores ginásios, isso demonstra essa visão empreendedora, esse jeito de não ter medo de críticas – críticas sempre vão existir, das pessoas que têm olhar imediatista, não enxergam ali na frente, a gente sofre com isso –, mas o tempo é o senhor da razão. Temos que agradecer e parabenizar o seu João, não só por esta obra, mas foram dez anos de muita dedicação e de muita renúncia particular.”

João Arruda: Beltrão de hoje é a cidade de um sonho

Aos 84 anos, o ex-prefeito João Arruda mostrou estar em boa forma física e, de cabeça, melhor ainda. Seu discurso foi o mais longo, durou 18 minutos. Ele fez muitos agradecimentos, falou da importância da família, que sempre lhe deu apoio, desde o tempo de gerente de banco, quando ele comunicava que deviam mudar para outra cidade, porque o banco precisava. Na política, continuou recebendo o mesmo apoio, principalmente da esposa, Maria de Lourdes, que sempre o acompanhou, tendo, inclusive, assumido a Ação Social em todos os anos de suas duas gestões como prefeito.

Mas João Arruda falou, detalhadamente, dos tempos que construiu o ginásio de esportes, com poucos recursos e, ainda, enfrentando críticas da oposição. E ele atribui muito do sucesso de sua primeira administração ao apoio político que obteve do Governo do Estado.
Contou que nos dois primeiros anos conseguiu fazer muitas obras com o apoio do governador Jayme Canet Júnior, “mas pro ginásio de esportes ele não me deu nem um tostão, ele dizia que ia construir estradas e escolas e que não iria construir ginásio de esportes porque era só meia dúzia que iriam usar”.

Os últimos quatro anos foram com o governador Ney Braga, que ajudou um pouco. E como os recursos eram poucos – como hoje também são poucos, ele comentou, olhando para o prefeito Cleber, que confirmou –, quem construiu o ginásio foram os funcionários da Prefeitura, a quem ele agradeceu, citando o nome do coordenador Luiz Dalazem, “que era excelente pessoa, não era companheiro político, mas era um excelente funcionário”.
“Beltrão, hoje, é a cidade de um sonho. A gente sonhava, na época. Hoje a gente vê com alegria que Beltrão se transformou numa cidade universitária. Se você tem um filho pra estudar, não precisa sair longe. Aqui temos Medicina, Odontologia, três a quatro cursos de Direito e todos os cursos sonhados naquela época hoje tem aqui.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques