A Siton montou um escritório em Beltrão e começou a chamada escavação comum no parque de exposições.

Prefeito municipal Cleber Fontana visitou o local das obras, ontem,
e acompanhou o início dos serviços executados pela Construtora Siton. Foto: Divulgação/Prefeitura
Iniciaram ontem os trabalhos para as obras de contenção de cheias de Francisco Beltrão. As primeiras máquinas realizam a preparação para construção do túnel de 1,2 km entre o parque de exposições e os fundos do Bairro Padre Ulrico – ligando o Córrego Urutago ao Rio Marrecas.
“Neste momento o que estamos executando é o chamado ‘espelho do túnel’, que é a escavação da parte de terra até chegar à rocha, e que permitirá, posteriormente, a entrada das máquinas que irão perfurar o túnel em sentido horizontal”, explica o engenheiro de minas da empreiteira Siton, Lucas Partelli.
[relacionadas]
Mais equipes
A empresa que irá executar as obras montou um escritório em Francisco Beltrão para acompanhar os serviços e informou que novas equipes chegarão à cidade conforme os trabalhos forem avançando. Nesta semana, o objetivo é fazer a escavação entre os fundos do centro de eventos e o Córrego Urutago. Barracões para abrigar materiais e trabalhadores também serão construídos.
O prefeito Cleber Fontana (PSDB) visitou o canteiro de obras logo cedo e em entrevista à Rádio Onda Sul explicou que novas licenças são aguardadas para iniciar a fase de detonação de rochas e que eventuais transtornos irão ocorrer, como em outras obras executadas na cidade.
“Esse é um projeto complexo e que tem um cronograma bem específico. Quando iniciarem as detonações precisaremos fazer até evacuações em algumas áreas, a empresa tem um seguro contratado para caso haja algum dano a imóvel, haverá trânsito de caminhões e algumas pontes da Rua Ponta Grossa serão retiradas, o leito do córrego será aprofundado e depois elas serão refeitas”, comentou o prefeito Cleber Fontana.