23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Enfim, UTFPR poderá abrir o curso de Agronomia

O campus da UTFPR em Francisco Beltrão, que está localizado na Linha Santa Bárbara. Foto: Flávio Pedron/JdeB.

JdeB – A abertura do curso de Agronomia na UTFPR de Francisco Beltrão e a inclusão no Sistema Unificado de Seleção (Sisu) do segundo semestre foi autorizada pelo governo federal, nesta semana. O processo de abertura desta graduação encerra um longo processo nas instâncias internas da UTFPR e do Ministério da Educação (MEC).

Hernan Vielmo, diretor da universidade, destacou a conquista lembrando: “São três anos que estamos lutando desde a ideia de implantação do curso, passando por toda estruturação e, depois, passou pelos conselhos internos, que são bastantes rígidos, mas isso foi importante porque melhorou muito a contribuição para a estrutura do curso”.

- Publicidade -

Após a aprovação do processo, junto à UTFPR, a direção do campus tomou conhecimento que um ato oficial do governo federal, de 2017, cancelou a autonomia da instituição para abertura de cursos. “Pra nós foi uma surpresa”, ressaltou o diretor. Assim, um trabalho foi desenvolvido com a nova gestão da UTFPR e no MEC para reconquistar a autonomia que permitiu ao campus abrir a nova graduação.

Hernan comenta que esta conquista teve apoio de muitas pessoas.

“Tivemos várias mãos ajudando, não só a reitoria. Tivemos algumas pessoas do meio político que nos auxiliaram, acelerando o processo. Semana passada nós recebemos a notícia da autorização do retorno da possiblidade da autonomia. Mas, mesmo assim, faltava a autorização para que o curso fosse incluído na matriz Sisu, que é a matriz dos cursos que vão ser ofertados pelas instituições de ensino. Ontem [quinta-feira] nós recebemos a informação que estava quase tudo Ok e que culminou com a notícia de que o curso foi incluído na matriz Sisu e a gente vai poder oferecer o curso no segundo semestre deste ano.” 

A abertura desta graduação foi um compromisso entre a UTFPR e a administração municipal. Há quatro anos houve contato entre o prefeito Cleber Fontana (PSDB) e o reitor da época, Luiz Alberti Pilati. O prefeito se comprometeu em revitalizar a via de acesso à UTFPR e à Linha Santa Bárbara. As obras foram feitas e deram uma nova “cara” à Rua Dr. Gelindo Follador. De outra parte, da Universidade Tecnológica se comprometeu em abrir mais um curso – Agronomia.

“A coisa foi se espichando e hoje, graças a Deus, estamos cumprindo esse desafio.”

Como a UTFPR já dispõe de cursos de Agronomia nos campi de Dois Vizinhos e Pato Branco, a nova graduação em Beltrão terá alguns diferenciais. Vários fatores foram levados em conta na montagem da nova graduação, comentou o diretor. “O principal fator foi que nós conseguimos criar um curso robusto de Agronomia, utilizando grande parte do nosso quadro docente. Nós só contratamos três professores que estão vindo pra cá, e nem é no modelo concurso, estamos usando pelo processo de redistribuição de professores de outras instituições federais que queriam vir pra Francisco Beltrão.”

Há, ainda, outros dois diferenciais: atender pessoas que querem estudar e buscar formação técnica na área de agricultura, mas que trabalham durante o dia; e também oportunizar outras vertentes de qualificação profissional. “Então, entendemos que um curso noturno viria a contribuir bastante com a nossa região. Ele terá opções importantes, no seu final, porque o aluno poderá escolher uma entre quatro vertentes: agricultura digital, empreendedorismo, sustentabilidade agrícola ou agroindústria. O estágio e o TCC vão ser voltados pra essa área que o estudante demonstrar interesse.”

Serão ofertadas 44 vagas e o sistema de curso será semestral, com ingresso pelo Sisu.

O anúncio de novo curso foi comemorado, também, pelas lideranças locais. “Essa confirmação nos deixa muito feliz porque é algo aguardado há bastante tempo e com muita expectativa. O curso vem ao encontro da vocação e a produção da região. Agora esperamos que tenha início o mais breve possível para fortalecer ainda mais o nosso ensino superior. A UTFPR e as demais instituições de ensino realizam um grande trabalho, junto com as demais entidades, colaborando com o crescimento, progresso e desenvolvimento da nossa região”, comentou o prefeito Cleber Fontana.

Para Tarsízio Carlos Bonetti, presidente da Acefb: “A notícia da autorização da abertura do curso de Agronomia na UTFPR traz muita alegria para sociedade de Beltrão e Sudoeste e para o nosso agronegócio, principalmente, porque há uma deficiência de profissionais qualificados, em todas as áreas, mas nesta área de Agronomia também. Vindo mais um curso pra Beltrão a gente terá num futuro não muito distante uma disponibilidade maior de mão de obra”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques