19.6 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 16 de junho de 2025

Edição 8.227

17/06/2025

Ensino bilíngue é uma das prioridades do Colégio Glória

Desde o ano passado, instituição conta com o material da Oxford.

- Publicidade -

JdeB A partir de 2021, o Colégio Glória passou a utilizar o material da Universidade de Oxford, Inglaterra, consolidando o ensino bilíngue na instituição. Segundo professora Pollyana Nuernberg, supervisora do ensino bilíngue, o Colégio organizou seu próprio projeto bilíngue.

São cinco horas durante a semana. Todos os dias os alunos têm aula na grade curricular. Um dos pilares da abordagem pedagógica adotada pelo Colégio Glória se chama Content and Language Integrated Learning – CLIL (Aprendizado Integrado de Conteúdos e Linguagem). Na metodologia do CLIL se ensina outras matérias em inglês.

“Os alunos estudam matemática em inglês, estudam ciências em inglês, estudam artes em inglês e estudam também a própria língua. Utilizamos a língua inglesa junto com o português, mas sem utilizar traduções. Eles vão aprender um conteúdo, mas em inglês.”

A implantação deste novo método iniciou no ano passado, com a Educação Infantil e com o 1º ano do Fundamental I. Agora, em 2022, estendeu-se até o 5º ano. “Ao trabalhar com o bilíngue, percebemos o amor dos alunos pela língua. Eles não param pra ficar analisando em que língua estão falando, eles simplesmente se comunicam. Às vezes, eles misturam, às vezes, eles falam só em inglês, às vezes, eles falam só em português, às vezes, eles misturam na própria frase vocabulários em inglês e em português. Perceber a evolução dos alunos é muito gratificante.”

Domínio do idioma

Assim, os estudantes adquirem vocabulário e domínio de um segundo idioma. “Em ciências, por exemplo, o quinto ano está estudando tipos de células. Eles aprendem toda a nomenclatura de ciências em inglês, e assim, aos poucos, vão atingindo a fluência. Esse é o nosso principal objetivo, a fluência em inglês.”

Conforme Poliana, os professores também participam de formações, feitas durante o ano todo. Na Educação Infantil, os docentes trabalham com projetos, de forma lúdica, para que os pequenos aprendam brincando, cantando e colocando a mão na massa. O objetivo é formar cidadãos do mundo, dentro dos valores da escola.

Pollyana Nuernberg Joenck, supervisora do Bilíngue.

Pollyana destaca que o retorno dos pais sobre o uso deste novo método tem sido bom. “Além dos pareceres descritivos que são repassados para os pais, também acontecem as reuniões pedagógicas onde nós, também, falamos com os pais sobre a evolução dos seus filhos, mas o feedback que vem dos pais pra nós está sendo muito positivo.”

A educação bilíngue, hoje é um requisito básico, pois melhora a flexibilidade mental, a memória, a concentração, pensamento ágil e de toda a bagagem cultural que absorve. “A criança é uma ‘esponjinha’. Tudo que nós ensinamos elas aprendem. A sementinha que vamos plantando, pode ter certeza que vai crescer”, destaca a supervisora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques