Pedido é por flexibilização na abertura do comércio.
A Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), o Sindilojas de Francisco Beltrão e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Francisco Beltrão enviaram sexta-feira, 3, uma nota ao prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, com posicionamento sobre a reabertura do comércio local.
[relacionadas]
No documento, as entidades pedem a flexibilização das medidas de abertura, dizendo que “a Saúde Pública se sobrepõe ao contexto econômico e sempre age pautada na legalidade, tanto na esfera municipal, estadual e federal. Contudo, entendem também que o fator econômico impacta fortemente na capacidade de as famílias fazerem frente às suas necessidades básicas, inclusive na saúde. Assim, acreditam ser necessário o encaminhamento no sentido de flexibilização quanto à abertura das atividades econômicas ainda restritas em Francisco Beltrão”.
No entanto, a nota acrescenta que procedimentos e fiscalização devem ser efetivos e as entidades aguardam um posicionamento unificado. “É indispensável que esta flexibilização venha acompanhada de um cronograma e um protocolo rígido de procedimentos e também que ocorra a efetiva fiscalização, sob pena de se colocar em risco todo o resultado positivo já conquistado com as medidas tomadas e que tanto transtorno – ainda que necessário – causaram. Por fim, esperam e torcem por uma regulamentação mais específica advinda da União e do Estado do Paraná, a fim de unificar o entendimento de que todos estarão protegidos, tanto na saúde quanto na economia.”
