Projeto em parceria com o Sicoob será desenvolvido novamente na escola.

Na noite de terça-feira, 29, pais de alunos da Escola Municipal Bom Pastor, no Bairro Luther King, em Francisco Beltrão, estiveram na instituição para conhecer o projeto Cooperjovem. Durante o encontro também puderam assistir à palestra da psicóloga Claudia Antonelli, que abordou a participação dos pais na educação dos filhos e na escola.
A coordenadora pedagógica Adriana Teixeira esclareceu que o Cooperjovem é um projeto desenvolvido com os alunos do 4º e 5º ano. “Quatro professores passaram por formação específica e então repassam as orientações para toda a equipe. O projeto é do Sicoob, mas desenvolvido em parceria com as escolas”, disse a coordenadora.
O Sicoob entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, que repassou para as escolas do município e as interessadas puderam aderir ao projeto. A Escola Bom Pastor decidiu participar e iniciou as atividades no ano passado, com os alunos que estavam no 4° ano e que em 2015 estão no 5° ano.
“É o segundo ano do projeto e entramos com mais força, porque os alunos que estão no 5° ano já têm mais conhecimento. No ano passado, estava envolvida só a equipe da escola, agora nós queremos envolver também os pais”, comentou Adriana.
A diretora Rosemeri Risso destacou que o projeto já está dando certo e, este ano, os alunos darão um passo a mais. “Eles já estão lidando com dinheiro e estão gostando”, acrescentou.
Educação e família
A psicóloga Claudia Antonelli falou sobre o papel da família na educação e tratou um pouco de cada estilo. “Educar tem a ver com justiça, respeito e a parceria entre pais e professores, porque a educação não é só a intelectual. É importante que os pais estejam presentes nas atividades e participem da escola, não que vão para a escola só no momento de criticar”, analisou.
Claudia disse que os professores sentem falta da presença dos pais na escola, mas também orientou sobre o tratamento dos pais com os filhos, na atualidade. “O ideal seria os pais serem participativos ou democráticos, que são aqueles que dão limite e afeto, a intenção é dosar para contribuir na aprendizagem do aluno e no seu desenvolvimento.”