A prova deve ser aplicada no segundo semestre de 2025 e a nota será divulgada em 2026.

Por Adolfo Pegoraro – O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que foi criado pelo Governo Federal em 2007 e é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação do Brasil. Em Francisco Beltrão, a Escola Municipal Maria Basso Dellani sustenta o primeiro lugar no município, com nota 8,1 na educação básica.
A diretora do estabelecimento de ensino, que fica localizado no bairro Presidente Kennedy, diz que todos os dias os professores e os pais dos alunos trabalham para melhorar ainda mais esse índice. “É um trabalho que vem sendo construído há muitos anos, por outros diretores que passaram aqui e também os professores que passaram pelo estabelecimento. Essa nota é um mérito que está sempre sendo construído ano após ano, com o grupo que se encontra. Tem outro fator também importante é que a escola conta hoje com 99% de professores efetivos, ou seja, que são concursados. Isso indica que nós não temos rotatividade de professores. Também a gente salienta o planejamento feito pelos professores em suas aulas, sempre acompanhados pelas coordenadoras, e isso dá uma boa estrutura às aulas”, comenta a diretora da escola, Sirlene Remboski dos Santos.
As coordenadoras da Escola Municipal Maria Basso Dellani, Edna Isabel de Almeida Fankhauser e Sandra Alves Vieira, também destacam a atuação dos pais no aprendizado dos filhos. “A participação dos pais dos alunos é muito importante no aprendizado. Na nossa escola, as famílias são muito participativas. Sempre quando chamamos, os pais respondem muito bem, seja no aprendizado ou em envolvimentos como festa junina e outros eventos. O resultado também é dos pais”, comenta Sandra, que fica responsável pelas turmas do 1º e 2º anos. “Quero enaltecer o engajamento dos professores ao que é proposto, eles assumem a responsabilidade e o trabalho é feito de uma forma com que esse resultado venha acontecendo. Então que os nossos professores sejam lembrados neste momento”, complementa Edna, que fica responsável pelas turmas do 3º, 4º e 5º anos.