
trabalham na construção da fogueira.
Voluntários e servidores da Escola Municipal Recanto Feliz, de Francisco Beltrão, trabalham esta semana nos preparativos da tradicional fogueira de 15 metros. A festa junina da escola será sábado, 7, com início às 16h. Na programação está prevista o desfile das candidatas a Miss Caipirinha e dos Sinhozinhos Par, 15 apresentações culturais e acendimento da fogueira às 22h.
A festa junina faz parte do plano de ação da escola, desde o início do ano. “Mas, há dois meses começou a organização mesmo. Para escolher os participantes à Miss e Sinhozinho, nós convidamos os pais e por adesão realizamos um sorteio para que seja um casal candidato por série. Então, serão seis meninos e seis meninas”, contou o diretor auxiliar Wagno da Silva.
A construção da fogueira é coordenada pelo ex-militar e voluntário Zanella. Após o acendimento da fogueira no sábado também haverá um show de fogos de artifícios. No evento, os participantes poderão apreciar comidas e bebidas típicas. “O principal objetivo é confraternizar com a comunidade escolar, mas a nossa festa atrai visitantes de toda a região, sendo a segunda maior festa do Sudoeste, perdemos só para São João”, comentou Wagno.
A expectativa é reunir um público de 4 mil pessoas. O lucro da festa será destinado para melhorias da instituição de ensino. Wagno disse que os professores e os pais dos alunos irão determinar qual é a prioridade do investimento na escola.
Ensaios e estudo da cultura
Na semana que antecede a grande festa, a temática Festa Junina toma conta da sala de aula. Os professores adequam os conteúdos para inserir elementos culturais no ensino de todas as disciplinas, por exemplo, na aula de matemática, saquinhos de pipoca se tornam objeto de contas. A professora Noelita Maffessoni Vassoler divide o tempo da aula, entre os ensaios e os conteúdos obrigatórios. “Começamos a preparar há algum tempo, mas devido às provas, hoje (ontem) foi nosso primeiro ensaio. Porém, o conteúdo cultural que a festa junina nos oferece, nós utilizamos na produção de texto, cruzadinhas, caça-palavras, entre outros”, citou Noelita.