16.1 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Escolas do NRE aderem à programa de arborização

Houve plantio de mudas e eventos.

Escolas do NRE de Francisco Beltrão realizaram ações de conscientização e preservação ambiental.

Foto: Assessoria

Os estabelecimentos da rede estadual de ensino vinculados ao Núcleo Regional de Francisco Beltrão aderiram, nesta semana, ao Programa Paraná Mais Verde, iniciativa do Governo do Estado para incentivar a arborização urbana e conscientização da importância de preservação do meio ambiente.

- Publicidade -

A ação coincidiu com o início da primavera e também celebrou o Dia da Árvore (21 de setembro). Além do plantio e distribuição de aproximadamente sete mil mudas nativas, escolas desenvolveram atividades complementares como declamação de poesia e palestra com especialistas, entre outras ações com a temática do meio ambiente.

O programa envolveu apenas os alunos do turno da tarde. Eles puderam levar mudas para plantar fora do ambiente escolar. Já os estabelecimentos de ensino definiram professores das disciplinas de Biologia, Ciências ou Geografia como “padrinhos” para trabalharem a temática de maneira pedagógica, orientando sobre o plantio e cuidados.

Poesia e palestras
No Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, em Francisco Beltrão, os alunos foram perfilados no pátio para uma breve explicação sobre a mobilização pelo diretor João Carlos Rossi Donadel. Em seguida, os alunos Bruno Araújo, Francisco Zanatta e Vitória Lucke, declamaram uma poesia sobre o tema. Logo depois, o plantio simbólico de uma muda foi feita pelos estudantes Erick Patrick da Silva Gregio e Jhenifer Laura de Bona, e a professora Ronei Baggio e o agente educacional Raphael Lasta.

No Colégio Estadual do Campo Castelo Branco, de Pérola D’Oeste, a diretora Karine Giongo conta que cada dupla de alunos adotou uma árvore na escola, plantou e cuidará do seu crescimento. Eles ainda tiveram palestra com representante da Emater, produziram cartazes de sensibilização e plantaram 20 mudas na escola.
Em Renascença, a Emater entregou mudas de árvores para 300 alunos do Colégio Estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques