Até sábado o Sesc tem palestras, oficinas literarárias e feira do livro.

JdeB – O escritor Anderson Novello foi o primeiro a se apresentar na Semana Literária do Sesc, unidade de Francisco Beltrão, ontem, 7. Ele proferiu a palestra (bate-papo) “Bastidores da criação do livro de literatura infantil” e depois coordenou a oficina “Escrita Criativa: Destravando a Escrita”.
Ao abrir a oficina, falou sobre sua carreira de escritor e respondeu a algumas perguntas e curiosidades dos estudantes. Uma delas foi sobre um livro infantil “A Bruxa do Batom Borrado”. Anderson contou que estava programada a apresentação sobre o livro numa cidade pequena do Paraná e as pessoas, sem ler a obra, acharam que se tratava de um trabalho sobre bruxaria e queriam que o evento fosse cancelado porque não queriam conteúdos “sobre bruxaria” aplicados para as crianças.
Esclarecido o problema, o evento foi realizado e Anderson disse que houve uma grande venda de exemplares. O site Amazon, em sua resenha, diz que “A Bruxa do Batom Borrado” é uma história divertida e poética que encontra espaço para o arrependimento, a camaradagem e o afeto.
No primeiro dia da Semana Literária também houve contação de histórias com “Eu Passarinho”, com a Cia Eu Passarinho, de São Paulo.
Hoje, 8, pela manhã, acontecem duas contações de histórias, às 8h30 e 9h30, também com a Cia Eu Passarinho. Às 14 horas e às 15h15 tem bate-papo sobre literatura geek com o escritor Lucas Mota, de Curitiba.
Amanhã, 9, tem contação de histórias às 8h30 e às 14, e às 16 horas acontece a oficina literária com a escritora Luci Collin, de Curitiba, que falará sobre poesia e criação poética. Às 19h30, Luci Collin comanda o bate-papo “Poesia em toda parte”, que é também o tema da Semana Literária de 2024, que homenageia o escritor e poeta Paulo Leminski, escritor paranaense.
Sábado, 10, haverá lançamento de livro, do programa Mesa Brasil, do Sesc, às 8h30, no Sesc. À tarde haverá evento de contos infantis e finalizando a Semana Literária com o Brinca Sesc, projeto de brincadeiras, que terá contação de histórias e após atividades recreativas com as crianças. As inscrições ainda estão abertas para o Brinca Sesc.
Presença de estudantes
As escolas agendaram previamente a presença dos alunos na Semana Literária. “Elas foram as primeiras porque realmente gostam desse tipo de evento cultural, literário, então já em torno de uns dois meses, ainda antes das férias escolares, iniciamos os agendamentos, várias escolas da cidade estão participando conosco, inclusive hoje [ontem] temos um grupo do curso de Formação de Docentes do Colégio Mario de Andrade e também do projeto de altas habilidades do Colégio Industrial que estão participando conosco. Tanto as escolas quanto as instituições de ensino no geral participam da Semana Literária e as inscrições continuam também pelo site, no www.sescpr.com.br/semana literária. As pessoas encontram lá toda a programação da nossa cidade”, disse Marcia Bettiato, do Sesc, que acompanha a programação.
Concomitante à Semana Literária, há a venda de livros da Livraria Fonte Nova.