0.5 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 25 de junho de 2025

Edição 8.232

25/06/2025

FESTIVAL INTERNACIONAL

Espetáculo “Mi Corazon” promete encantar o público

À tona a paixão e a intensidade do tango com música e dança.


Na apresentação de ontem para o Projeto Jovens Músicos Concertistas, o Quarteto Solário, formado por Pedro Henrique, Marlon Nogueira, Guilherme Santis e Pâmela Prado.

JdeB – O 11º Festival Internacional de Música Sonata começa hoje, 26 de julho, com o espetáculo “Mi Corazón”. Será um concerto de tango, música e dança que promete emocionar o público. Às 19:30 no Espaço da Arte.

Conforme a organização do festival, a apresentação de “Mi Corazon” traz à tona a paixão e a intensidade do tango, com performances que combinam música ao vivo e dança. Não há cobrança de ingressos e também não há necessidade de retirada de convites.

A apresentação será dos músicos da Orquestra Unicesumar e dois bailarinos da Cia de Dança Movimento, de Francisco Beltrão. O espetáculo terá duração de uma hora.

- Publicidade -

O Festival de Música Sonata é uma realização da Cooperativa de Artes e Cultura do Sudoeste do Paraná (Coperarte), Sonata Centro de Artes e Drage Produções, com apoio da Prefeitura de Beltrão, Departamento de Cultura, empresas e entidades.

Quarteto Solário é atração

Uma das atrações do 11º Festival Internacional de Música Sonata é o Quarteto Solário, formado pelos profissionais de música Pedro Henrique, Marlon Nogueira, Guilherme Santis e Pâmela Prato, de Maringá. Eles chegaram em Beltrão às 9 da manhã de ontem e tiveram ensaio ainda de manhã. À tarde, participaram da aula das quintas-feiras do Projeto Jovens Músicos Concertistas, promoção da Sonata Escola de Música, na sede do Jornal de Beltrão.

Entre uma música e outra, Pedro, Marlon, Guilherme e Pâmela conversaram com os alunos. Responderam e também fizeram perguntas.

Músico também precisa treinar

“Ser músico é como ser um atleta, ele não fica jogando o dia inteiro. Às vezes, tem que fazer academia, pra fortalecer os músculos. E o músico tem que treinar, estudar, cuidar da saúde e dos instrumentos”, disse Pedro Henrique.

Pedro contou que profissionais da música como eles viajam muito e têm o tempo sempre ocupado. O Quarteto permanece em Beltrão até domingo, mas para a segunda-feira tem compromisso em Maringá e, na semana, mais seis ou sete apresentações.

Para atender essa demanda, é necessário estar preparado com muitas músicas. São apresentadas 17 por repertório.

Pedro quis saber quantos dias da semana cada aluno treina com os instrumentos. A maioria não passa de três dias por semana. Falou ainda sobre a diferença dos músicos em cada apresentação. No caso deles, “tem quatro vozes ao mesmo tempo, mas nem sempre estão no mesmo ritmo”.

Antigamente não existia maestro. Os músicos não podem se falar durante o espetáculo, mas eles se comunicam por movimentos. “Os recursos não precisam ser só auditivos, podem ser visuais também.”

Os alunos aplaudiram as músicas e os ensinamentos recebidos.

Serviço:

📅 Data: 26 de julho de 2024

🕢 Horário: 19:30 horas

📍 Local: Teatro Eunice Sartori/Espaço da Arte, Francisco Beltrão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques