20.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Estado contratará mediadores de cultura em Beltrão

Recrutamento de mediadores culturais. Foto: Divulgação.

O Plateia Pensante — Escola de Espectadores do Paraná, projeto-piloto da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, de natureza cultural e educativa, que visa formar e preparar diferentes públicos para a apreciação e usufruição de conteúdos e produções de variadas vertentes artísticas, abriu seu edital de recrutamento para mediadores culturais e auxiliares de mediação para implementação do projeto.

Promovendo uma melhor compreensão e valorização das obras por meio da participação ativa da sociedade, o projeto contempla nesta fase a seleção nas cidades de Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava.

 Os interessados em atuar como mediadores culturais e auxiliares de mediação poderão se inscrever até o dia 31 de maio, por meio de formulários eletrônicos disponíveis pelo site plateiapensante.com.br. Entre os documentos e materiais necessários, estão currículo com destaque na formação acadêmica e na experiência no campo cultural, artístico e/ou educativo, e um vídeo curto de até 2 minutos, no qual o candidato se apresenta brevemente, destacando suas motivações para atuar no projeto, sua relação com a cidade ou comunidade e como sua experiência pode contribuir para o fortalecimento da mediação cultural no projeto.

- Publicidade -

“Queremos formar um público que não só assista, mas que saiba aproveitar e entender melhor o que vê no teatro e no cinema, desenvolvendo um olhar mais sensível e crítico para a arte. Por meio das ações, será desenvolvida a formação de público com foco na fruição e apreciação crítica de base artística, compreendendo o campo das artes cênicas e audiovisual. A implementação da Escola de Espectadores será inicialmente nessas 4 cidades, sendo uma estrutura de 4 meses ininterruptos de encontros quinzenais intermediados por formadores orientados pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, juntamente com o corpo pedagógico do Plateia Pensante”, explicam Cynthya Borges, diretora geral, e Bruna Bayley, coordenadora do programa.

Agosto e dezembro

Os encontros ocorrerão em espaços indicados pelo Plateia Pensante, nos meses de agosto a dezembro de 2025. As turmas formadas contarão com até 40 alunos, sendo três por cidade, divididas por faixa-etária, com crianças de 6 a 12 anos, adultos acima de 18 anos, e idosos acima de 60 anos.

O mediador cultural selecionado deverá atuar com carga mensal de 24 horas, correspondentes a seis horas semanais, com dias e horários a serem definidos conforme o cronograma das atividades do projeto em cada cidade, com cachê em conformidade com o edital por turma assumida. 

Mais informações pelo Instagram @plateiapensante, pelo Facebook.com/plateiapensante ou ainda pelo e-mail contato@plateiapensante.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques