3.6 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Exame de suficiência: Prova do CRC será aplicada em Beltrão

Exame de suficiência: Prova do CRC será aplicada em Beltrão

As provas para o exame de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) serão realizadas no próximo domingo dia 27 de março das 8:30 às 12:30. No Paraná, as provas serão aplicadas em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Umuarama, cidades que obtiveram o mínimo de 50 inscrições, concentrando os candidatos de municípios vizinhos.
No município, o exame será realizado no campus da Unisep, bairro Miniguaçu. É o primeiro exame de suficiência regido pela Lei 12.249/2010, que alterou o Decreto-Lei 9295/46.
O contabilista Mirandi Bonissoni, que é da comissão organizadora, recomenda aos inscritos que estejam nos locais com antecedência, de pelo menos meia hora. Será permitido o uso de máquina calculadora, desde que o modelo não permita o armazenamento de texto. Informa ainda a comissão que os gabaritos serão divulgados nos sites do Conselho Federal de Contabilidade, dos Conselhos Regionais de Contabilidade e da Fundação Brasileira de Contabilidade, no prazo de 20 dias.
De acordo com ele, a microrregião teve 71 inscritos para as funções de contador e técnico em contabilidade. Mirandi afirma que houve um esforço do Sincobel (Sindicato dos Contabilistas de Francisco Beltrão e Região) para que as provas se concentrassem no município, evitando que os candidatos tivessem que se deslocar para outras regiões. No domingo, irão trabalhar seis pessoas na aplicação da prova, sendo um coordenador, dois fiscais de sala, dois fiscais de corredor e um de portaria.
A partir de agora, um dos requisitos para a obtenção ou restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o exame tem por objetivo comprovar conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e no curso de Técnico em Contabilidade.

Conteúdo programático
As provas serão compostas cada uma de 50 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, numeradas de 1 a 50, abrangendo, a de técnico, as áreas de: a) Contabilidade Geral; b) Contabilidade de Custos; c) Noções de Direito; d) Matemática Financeira; e) Legislação e Ética Profissional; f) Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; g) Língua Portuguesa Aplicada; e a de bacharel: a) Contabilidade Geral; b) Contabilidade de Custos; c) Contabilidade Aplicada ao Setor Público; d) Contabilidade Gerencial; e) Noções de Direito; f) Matemática Financeira e Estatística; g) Teoria da Contabilidade; h) Legislação e Ética Profissional; i) Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade j) Auditoria Contábil; k) Perícia Contábil; l) Controladoria; m) Língua Portuguesa Aplicada. Somente serão exigidas as legislações, normas e resoluções editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, em vigência até 90 dias antes da aplicação das provas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques