Beltrão
Em uma das edições da Expobel, a atração na construção civil foi a proposta de uma empresa recém instalada em Francisco Beltrão: construir uma casa diferente por dia usando blocos de concreto. A estratégia era mostrar a facilidade no manuseio das peças e seu alto rendimento, mas também colocar a Pavimenti como uma das principais fornecedoras deste tipo de material na região.
[relacionadas]
“Feiras, exposições e amostras são excelentes maneiras de sermos lembrados e fixar nossa marca na cidade e região, além de ampliar contatos, estreitar a relação com os clientes, buscar novos mercados e também gerar parcerias”, comenta Elizete Schenatto, diretora financeira da Pavimenti Blocos e Pavers. A empresa participa da Expobel desde 2000, antes de se instalar em Beltrão, e na última edição lançou no evento a lajota e paver permeável. A visualização de como ficarão os produtos instalados é o principal chamariz da Pavimenti na feira, onde consegue encaminhar e fechar negócios.
Empresas mais novas também conseguem bons resultados estando presente na Expobel. É o caso da Energy Sol, criada há quatro anos e que conseguiu efetivar R$ 1,5 milhão em vendas em sua estreia na feira. “Para nós, é essencial estar nas feiras e exposições da região, principalmente porque conseguimos firmar parcerias com instituições financeiras e já encaminhar propostas durante os eventos, além de poder informar melhor aos clientes como funcionam os sistemas de energia fotovoltaica e tirar dúvidas”, comenta o sócio-proprietário Aldair Cambuí. Neste ano, a Energy Sol reservou um estande maior, para apresentar a linha de motos elétricas e colocar em exposição um veículo Tesla Model S para divulgar a revenda da marca na região.
Artesanais e em expansão
A Expobel ainda permite que pequenos negócios, como a fábrica artesanal Magic Velas, se tornem conhecidos. Foi através da feira que o casal Maria de Fátima e Adair Mendonça ampliou os negócios: “Teve gente de outras cidades que pegou nosso cartão na Expobel e depois ligou pra encomendar velas”.
Inicialmente, eles compraram um estande para expor, mas foi com a participação no Pavilhão do MEI que as velas em formatos únicos chamaram atenção. “Eu faço as velas do jeito que o cliente quiser e estiver ao meu alcance; já fiz uma réplica da Torre da Concatedral, de igrejas de Beltrão, santos, casas antigas, presépios, paisagens… só que muita gente não sabia disso e na Expobel passam milhares de pessoas que veem nosso trabalho”, conta Adair. Com o tempo e o aumento nos pedidos, eles ampliaram a fábrica e hoje fornecem velas para várias regiões do Brasil.
Cresol leva atrações à feira
Quem tem colhido bons resultados aliando a marca à feira é a Cresowl, que neste ano será a patrocinadora exclusiva da Expobel. A cooperativa de crédito iniciou sua relação com o evento há dez anos, patrocinando o Cenário Ambiental. Desde então, a participação foi aumentando e hoje a Cresol também é uma atração à parte – seja promovendo ações inovadoras ou trazendo celebridades e atrativos, como o Drink nas Estrelas.
“A estratégia foi de estar presente somando com a organização da feira e com os demais patrocinadores e juntos fazer a Expobel ter ainda mais protagonismo como uma das grandes feiras do Paraná. A visibilidade maior foi consequência de não ser apenas patrocinador, mas protagonista em algumas ações nos diferentes ambientes que a feira permite”, avalia o diretor de comunicação e relacionamento da Cresol, Luiz Panzer.