6.6 C
Francisco Beltrão
sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Expoliquida: Mais de R$ 1 milhão em negócios

Participaram empresas dos setores de calçados, confecções, cosméticos, moda íntima, entre outros.

 A organização da 2ª Expoliquida, realizada entre os dias 17 e 18 de agosto, no centro de eventos Parque de Exposições de Francisco Beltrão, estima que mais de 20 mil pessoas visitaram a feira, organizada pela Associação Empresarial (Acefb), em parceria com o poder público municipal. Joares Ribeiro, diretor executivo da Acefb, destaca que “várias pessoas, de todos os níveis sociais encontraram pelo menos um produto na Expoliquida”. “Em torno de R$ 1,4 milhão foram realizados em negócios. Vamos pensar que esse valor foi injetado na nossa economia local. A ideia da feira nasceu para vender confecções e calçados. Mas ela foi ganhando corpo, se projetando e hoje nós temos vários segmentos participando da feira como veículos, decorações, estofados, cosméticos, lingeries, roupas infantis, provedor de internet, praça de alimentação e recreação. As pessoas não saíam do centro de eventos sem, pelo menos, uma sacola de compra”, disse Joares. “É um projeto que a associação encampou. Para o empresário é uma condição real de negócio. Para o consumidor é uma condição real de desconto na compra das mercadorias. Proporcionar que o consumidor compre mais itens com valores menores daqueles que estão sendo praticados no mercado. Quem sabe produtos que ele nem imaginasse em comprar ele compra na Expoliquida”.

[relacionadas]

Venda certa
A 2ª Expoliquida trouxe a condição de desconto real, onde o empresário pôde vender produtos que estavam no estoque ou que eram de coleções anteriores, proporcionando a oportunidade de compra num valor abaixo do praticado no mercado. Teve empresas que concederam descontos de 30%, 40%, 60%. As vendas foram feitas à vista – dinheiro e cartões de débito e crédito, possibilitando o negócio imediato e sem risco de calote. Joares cita algumas estratégias que o comércio, o município e a Associação Empresarial fizeram durante a Expoliquida. “O empresário agregou novos produtos de sua empresa junto daqueles que ele tinha no estoque, e com desconto. Tudo isso é uma estratégia, um chamarisco para que os consumidores conhecessem as suas lojas e marcas. É a hora que o consumidor passou na loja e teve a oportunidade de conhecer a empresa e o dono dela”, avalia. “O município também ganhou porque projetou o nome para toda a região. Não é apenas a exposição que é o atrativo, as pessoas percorrem a cidade nas lojas, nas praças de gastronomia e nos pontos turísticos. É um momento de lazer da família e de amigos. E a Acefb ganha porque ela fortalece as empresas associadas, o comércio, e contribui para o desenvolvimento regional. Esse é o papel da entidade, que é buscar alternativas para o fortalecimento do comércio”, observa Joares.

- Publicidade -

Promoção isolada x promoção na Expoliquida
“Por mais que você trabalhe com descontos que cheguem a 60%, 70% dentro de uma loja, e divulgue isso, o empresário não terá o mesmo resultado que ele tem numa feira de liquidação, aonde milhares de pessoas passam a todo instante. Ali estão reunidos vários comerciantes em apenas um local, está sendo feita uma mídia direcionada, chamando as pessoas para aquele evento. Tem um apelo maior. O momento é diferente, as pessoas podem passar ali apenas para passear, mas acabam comprando”, analisa Joares. A Expoliquida é uma realização da Acefb, com apoio do Sindicato do Comércio, Ampernet e Prefeitura de Francisco Beltrão. O patrocínio máster foi do Sicredi. O Sesc e o Senac ofertaram serviços sociais gratuitos aos visitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques