
Fotos: Darce Almeida/JdeB
A 1ª edição da Expoliquida de Francisco Beltrão foi aberta oficialmente às 16 horas de ontem. Apesar de iniciar num dia de semana, e à tarde, o público que esteve presente no centro de eventos do parque de exposições surpreendeu os organizadores. Inácio Pereira, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, atribui o sucesso do evento à parceria com a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb). “Considero muito bom o público neste primeiro dia, até porque é um pós-feriado. Temos que dar os créditos também para a boa divulgação nas rádios, TVs, jornais e redes sociais. Essa foi a proposta alternativa para os lojistas de Beltrão, para vender seus estoques”, disse Inácio.
Joares Ribeiro, diretor executivo da Acefb, reforça o convite aos moradores da região Sudoeste a conferirem todos os itens disponíveis, e com preços promocionais. Calçados, confecções para adultos e crianças, acessórios, cama, mesa, banho, utilidades em geral, e até um minimercado está montado aos visitantes. “Durante vários dias nós reforçamos às empresas participantes que ofereçam aos clientes produtos iguais aqueles vendidos em suas lojas, com preços e descontos atrativos. O cliente de hoje vai fazer um “marketing” bom para a próxima edição da Expoliquida”, analisa Joares.

Clientes opinam
Franciel Cheuczuk é de Prudentópolis (PR). Ele estendeu a visita em seus parentes em Beltrão e aproveitou pra conhecer a feira. “Muito bem organizada, minha esposa disse que os preços estão bons”. Paulina Priester mora em Beltrão. Para ela, “valeu a pena aproveitar as ofertas”.
Hoje, a Expoliquida abre às 9 e vai até as 21 horas. Amanhã, das 9 às 18 horas. Ao todo são 39 empresas, além de três da praça de recreação infantil e 11 da praça de alimentação.
Informação aos consumidores
As mercadorias adquiridas na Expoliquida não poderão ser trocadas, a não ser que apresentem algum vício ou defeito, nos termos dos artigos 18 e seguintes da Lei 8.078/90. Embora seja uma prática usual no comércio, não há obrigação de efetuar a troca de produtos se o defeito não existir. Tamanho, cor e modelo não são considerados defeitos. É uma questão de cortesia e a troca pode, inclusive, ser estipulada pelo próprio lojista. Muitos estabelecimentos já garantem a troca por meio de uma etiqueta com a informação.
Se o produto, porém, apresentar algum problema, o fornecedor deve ser contatado para solucioná-lo, mesmo em casos de promoção.