
Dia 11 de dezembro de 2013, Edson Cutchma, 47, trabalhava como pedreiro em uma construção quando levou uma descarga elétrica, aparentemente de um motor bitorneira. Por 40 minutos o Samu tentou reanimá-lo. Devido a uma parada cardíaca, houve falta de oxigênio no cérebro e Edson ficou em estado vegetativo. Após 76 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), há dois meses, ele voltou para casa e está aos cuidados da esposa, Santina.
São muitos cuidados necessários com Edson: por causa da traqueostomia, ele também se alimenta por sonda enteral (alimentação é feita diretamente no estômago) e precisa de fraldas. Ele recebe um salário de R$ 765, a esposa trabalha no período noturno na Sadia e durante o dia cuida dele. O casal também tem três filhos, de 2, 12 e 15 anos, e a renda familiar não cobre os gastos dos cuidados com Edson.
O paciente precisa se alimentar com dieta Nutrison Energy 1.5 kcal/ml, mais nutridrink e água de coco. Somente em alimentação para Edson vai todo o salário dele. Quem puder ajudar com fraldas com tamanho G, equipos, francos, sonda de aspiração e com a dieta, pode entregar as doações na Rádio Educadora e na 8ª Regional de Saúde, basta identificar para quem é a doação.