6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Famílias atingidas pela enchente devem redobrar atenção

 

 

Agente de saúde de Beltrão, ontem, em reunião com o prefeito Cantelmo Neto
e a secretária Rose Mari Guarda.

 

- Publicidade -

Com a normalização dos níveis de água nos rios, muitas famílias que haviam deixado suas casas em função da enchente retornaram ainda ontem para iniciar o trabalho de limpeza e calcular os prejuízos. Contudo, a atenção deve ser redobrada, já que existe a possibilidade de contaminação, doenças e acidentes domésticos.
A 8ª Regional de Saúde, de Francisco Beltrão, tem distribuído folders com orientações nos bairros e cidades da região que foram afetados com enchentes e alagamentos. A solicitação aos municípios é que as equipes de saúde deem toda atenção ao atendimento primário e orientem suas comunidades sobre os riscos. “É de extrema importância evitar o contato com a água suja, tomar cuidado com os alimentos e realizar uma higienização adequada das residências, móveis, utensílios e roupas utilizando água sanitária”, orienta o médico veterinário Eraldo Machado, técnico da Vigilância Epidemiológica da 8ª Regional. 

Existe também o risco de contaminação por leptospirose e hepatites virais do tipo ‘A’, além da possibilidade de acidentes com insetos como aranhas e escorpiões. “Há ainda risco de acidentes elétricos. Outra orientação importante é que os pais evitem que as crianças brinquem nesta água suja, pois é muito perigoso. É preciso atenção também com a água de consumo que, na dúvida, deve ser fervida”, destaca Eraldo. 
A dengue é outro problema potencial diante da situação. “Surgem muitos locais de acúmulo de água parada, perfeitos para proliferação das larvas do Aedes aegypti, e por isso a importância da limpeza de pátios e lotes”, frisa o veterinário. 

Agentes de saúde orientam população
Mais de 30 colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde estão, desde ontem, nos centros de alojamento e pontos de alagamento para orientar a população atingida pela enchente. O foco principal da ação dos agentes de saúde, de combate a endemias e inspetores sanitários é evitar que a população fique suscetível a doenças. A Prefeitura tem, ao todo, cerca de 100 pessoas atuando no auxílio aos atingidos, levantando informações e atuando na limpeza de ruas e pontos de alagamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques